Futuro

61% dos americanos apoiam legalização nacional da maconha nos EUA

22 • 03 • 2019 às 10:25 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Lamentavelmente a política institucional não costuma representar nem mesmo dar ouvidos aos anseios e posições da população – em especial quando se tratam de temas como a legalização das drogas. Nos EUA, enquanto os conservadores seguem combatendo a onda de legalização da maconha que vem tomando conta de cada vez mais estados (em um país onde esse tipo de legislação pode ser aprovada somente em nível estadual), o apoio da população à legalização só cresce – nas mais diversas frentes demográficas e políticas.

Nunca antes na história a população norte-americana apoiou tanto a legalização da maconha em nível nacional quanto mostra o resultado da última pesquisa, realizada pela GSS. De acordo com o levantado, 61% da população dos EUA acham que a maconha deveria ser legalizada em todo o país. A GSS, que realiza pesquisas sobre o tema desde 1973, lembra a diferença da opinião popular sobre o assunto: em 1990 o nível de apoio à legalização não passava de 16%.

Parada da Maconha em Nova Iorque

O resultado da pesquisa se desdobra em informações importantes: o apoio tem crescido consideravelmente entre os republicanos. Em 2012, somente um terço dos conservadores eram favoráveis à causa – hoje o número chega a 42%. Segundo especialistas, a pesquisa comprova que o tema será determinante para as eleições presidenciais em 2020 – e não só para os candidatos democratas.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness