Ciência

72% dos artigos científicos publicados no Brasil são assinados por mulheres

por: Redação Hypeness

Entre 2014 e 2017, o Brasil publicou cerca de 53,3 mil artigos, dos quais 72% foram assinados por mulheres. Este é um dado que não impressiona, já que elas são a maioria no ensino superior – incluindo mestrado e doutorado, porém choca. Apesar de estudarem mais, as mulheres continuam ganhando menos e sendo a minoria em cargos no ensino superior.

artigos científicos mulheres 1

O estudo foi realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que analisou o conteúdo presente na Web of Science, um banco de dados que reúne mais de 20 mil periódicos internacionais. Além das mulheres estarem produzindo mais ciência, também são a maioria de bolsistas da Capes – autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e matriculadas no ensino superior, representando 57,2% dos estudantes.

artigos científicos mulheres 2

No entanto, dos 384.094 docentes da educação superior em exercício, apenas 45% são mulheres. A disparidade também está nas áreas de atuação. Enquanto nas ciências biológicas elas são maioria, os cursos de engenharia costumam ser majoritariamente formados por homens. Como afirma Maria Cristina Tavares – professora de Engenharia Elétrica e Computação na Unicamp: “O país perde quando não trabalha essa diversidade e todos esses olhares”.

artigos científicos mulheres 3

Publicidade

Foto 1: divulgação Unicamp

Fotos 2 e 3: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este incrível quebra-cabeça da Lua te desafia a reconstruir uma fotografia da NASA