Sessão Hype

‘A banalização do mal’: vida e obra de Hannah Arendt são retratadas em doc livre para ser assistido online

por: Redação Hypeness

Uma das mais importantes e influentes filósofas e teóricas políticas do século XX, a germano-americana Hannah Arendt ajudou a moldar e modernizar nosso olhar sobre temas tão variados quanto totalitarismo, nazismo e guerra quanto epistemologia e religião. Nascida em uma família judia na Alemanha em 1906, a experiência de ser presa pela polícia política nazista, fugir e sobreviver à subida de Hitler ao poder no país – quando fugiu para os EUA e se tornou norte-americana – acabou por moldar todo o seu trabalho, em especial sobre a “banalização do mal”. Arendt, sua vida e trabalho, são tema do documentário “O Espírito de Hannah Arendt”.

A filósofa Hannah Arendt

Como uma das mais fortes e importantes intelectuais do século XX, Arendt é uma personagem icônica para esse Mês da Mulher. Pois se a liberdade era evidentemente o foco final de seu trabalho, olhar com franqueza e coragem para as motivações e raízes do mal era uma das mais importantes singularidades do trabalho da filósofa. Interessada pela natureza profunda do poder e do mal, assim como pela democracia, o autoritarismo, o totalitarismo e a violência, Arendt tentou explicar como pessoas comuns se tornaram atores efetivos em sistemas de horror e ódio.

Hannah e um repórter durante a cobertura do julgamento de Eichmann

Um dos seus mais célebres trabalhos entre tantos é justamente Eichmann em Jerusalém – Um retrato sobre a banalidade do mal, ensaio sobre o julgamento de Adolf Eichmann, tenente-coronel nazista e um dos arquitetos do holocausto. Arendt cobriu o julgamento durante alguns anos, e retratou o monstro nazista como um mero funcionário em nome do horror, obedecendo ordens e burocratizando a máquina de morte de Adolf Hitler.

Adolf Eichmann em seu julgamento

O documentário “O Espírito de Hannah Arendt” chega à plataforma Philos.TV como um dos dez novos docs que ficarão abertos para serem assistidos sem a necessidade de uma assinatura. Outros documentários que complementam o tema, como Mein Kampf – Um livro perigoso, sobre a obra escrita por Hitler, e Todo Governo Mente, sobre as manipulações ideológicas no século XXI, também estão entre os filmes liberados para serem assistidos livremente na plataforma. Para entender melhor não só a vida e o trabalho de Arendt, assim como sua luta contra o nazismo e a própria origem e funcionamento do mal, vale acessar a Philos.TV.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maria Gadú diz que vai parar de fazer música e questiona indústria do entretenimento