Sustentabilidade

Agrotóxico da Bayer liberado no Brasil tem 2º caso de câncer confirmado nos EUA

por: Redação Hypeness

O Roundup, difundido na agricultura brasileira, causou o segundo caso de câncer. A confirmação veio da Justiça dos Estados Unidos, que considerou o herbicida um “fator substancial” para o surgimento do câncer em um homem de 70 anos de idade.

A decisão do júri federal de São Francisco configura a primeira derrota em nível federal da Monsanto, empresa controlada pela Bayer. Essa é a segunda vez que o Roundup se relaciona com o câncer. O outro caso, que você pode ler aqui, ainda cabe recurso.

No Brasil, o Roundup é usado no cultivo da soja

Para críticos do herbicida, a derrota judicial da Monsanto representa precedente importante. Apenas nos EUA, 760 ações em nível federal estão baseadas no caso de São Francisco. O Roundup é alvo de 11.200 ações nos Estados Unidos por suposta responsabilidade na incidência de câncer.

A vítima desta vez é Edwin Hardeman, morador do norte de São Francisco, que assim como a outra situação noticiada pelo Hypeness, foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkins. O vilão da história é o glifosato, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é “provavelmente” cancerígeno.

A Monsanto teve acatado o pedido para a realização de um julgamento em duas partes. O julgamento está na segunda fase, em que vai apresentar parecer sobre a responsabilidade da empresa. A Bayer nega qualquer relação com o câncer.

“Estamos confiantes de que as evidências da segunda fase mostrarão que a conduta da Monsanto foi apropriada e que a empresa não deve ser responsabilizada pelo câncer do senhor Hardeman”, declarou a companhia em nota.

O produto é chamado no Brasil de Mata-Mato e liberado para a compra de qualquer pessoa. Ele é utilizado em 90% das lavouras de soja brasileiras. Falando em Brasil, o governo Bolsonaro publicou, em dois meses, a autorização de 86 novos agrotóxicos. Entre eles está um velho conhecido, o glifosato.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estas estudantes criaram um papel reciclável que vira planta depois de molhado