Um desembargador, acompanhado do cantor Leonardo, protagonizou uma cena de machismo que circulou pelas redes sociais. Jaime Machado Junior, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), cita o nome de duas mulheres e diz, “nós vamos aí comer vocês”.
Ele afirma estar mandando um “recado” às colegas juízas. Ao lado do cantor sertanejo, que ri sem dizer nada, o desembargador completa, “ele [Leonardo] segura e eu como”.
O vídeo provocou reações e o desembargador se desculpou
“Aline, Mônica, Patricia, Ângela, Karen, minhas amigas juízas, se eu esqueci de alguém… Eu queria apresentar aqui para vocês meu amigo caiobá, também conhecido como Leonardo, que quer mandar um abraço para vocês”, falou Jaime Machado Junior.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina afirmou ter tomado conhecimento das imagens e que solicitou explicações ao magistrado. Diante da repercussão, Jaime Machado gravou pedido de desculpas. Ele classificou as imagens como uma “brincadeira com amigas”.
“Se eventualmente eu ofendi alguém ou se tiveram alguma outra interpretação, eu peço perdão”.
O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público manifestou repúdio ao posicionamento do desembargador.
“Num país em que uma mulher é estuprada a cada 10 minutos, é inadmissível o comportamento sexista adotado pelo desembargador, que, ainda que em tom jocoso, expõe as magistradas destinatárias da mensagem como objetos sexuais e banaliza a conduta de violência sexual, atingindo todas as mulheres, reforçando uma cultura machista e misógina que, infelizmente, ainda insiste em violar os direitos mais basilares da população feminina diariamente”, ressalta.
Leia a íntegra da nota emitida pelo desembargador Jaime Machado Junior:
“Na tarde de hoje, fui surpreendido com a veiculação de um vídeo em que apareço ao lado do cantor Leonardo, em um encontro entre amigos, no qual faço comentários dirigidos a algumas colegas magistradas, com as quais possuo laços de amizade já de muitos anos. Inicialmente, quero esclarecer que em nenhum momento tive a intenção de ofender, menosprezar e mesmo agredir as minhas colegas, nem as mulheres em geral.
Reconheço que as colocações foram inadequadas, infelizes e que, de fato, acabam por reforçar uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade. Assumo os meus erros e com eles procuro aprender. Espero que este episódio sirva de lição não só para mim, mas para todos os homens que tratam um assunto muito sério como se fosse brincadeira”.
ESCLARECIMENTO – a pedido do Desembargador do TJSC Jaime Machado Jr sobre o vídeo que viralizou no dia de hoje! ?? pic.twitter.com/0DsnGNnvgB
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.