Diversidade

Apresentadora da Globo é demitida por não perder peso após gravidez

25 • 03 • 2019 às 10:26
Atualizada em 25 • 03 • 2019 às 10:32
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


A Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba (SP), foi alvo de críticas depois da apresentadora Michelle Sampaio dizer ter sido demitida por estar acima do peso. A jornalista com 16 anos de casa falou sobre o assunto em longa postagem no Instagram.

“Me desculpem o textão, mas estou aqui pra dividir uma notícia com vocês. A partir de hoje [23] não faço parte mais do quadro de jornalistas da Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba. Foram 16 anos de trabalho na TV, mas hoje encerro esse ciclo. A opção de desligamento foi da emissora”.

Michelle tinha 16 anos de casa

Michelle era um dos principais rostos da emissora controlada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Ela ficou grávida em 2016, engordou 24 quilos durante a gestação e conseguiu perder sete. Refletiu na carreira e a jornalista perdeu o posto de âncora, foi alocada nos bastidores, além de ter realizado reportagens externas para, em seguida, ser demitida.

“Como muitos sabem e me acompanham, há dois anos entrei numa briga com a balança depois de ter engordado muito na gravidez. Por estar acima do peso, fiquei um bom tempo trabalhando nos bastidores, cheguei a emagrecer um pouco, voltar pra reportagem e apresentação do jornal, mas saí do ‘vídeo’ novamente porque nunca de fato voltei ao peso antes da gravidez, que foi o pedido da emissora”, pontua.

– Suposta angel ‘plus size’ da Victoria’s Secret prova que a marca precisa ser resetada

– Yoko Ono: o machismo e a verdade sobre uma das artistas mais importantes do mundo

– ‘O discurso vem agressivo porque tá contaminado por anos de machismo’, diz Juliana Paes

Em conversa com o jornalista Maurício Stycer, ela conta que recebeu ordens claras da direção da TV Vanguarda, “volte ao seu peso”.

“Fui informada pela diretora de jornalismo que a emissora optou pelo meu desligamento por eu não ter atingido o objetivo, que era emagrecer. Meu talento não tem relação com meu peso”, acrescenta.

A jornalista recebeu solidariedade de colegas

Michelle, no entanto, explica que não pretende entrar com ação contra a empresa. “Não acho que seja preconceito. Eles têm padrões. Acho apenas que poderiam ter me dado a chance de fazer o meu trabalho”, encerra.

Amanda Costa, que esteve na TV Vanguarda entre outubro de 2003 e setembro de 2014, afirma ter passado por situação semelhante. “Sei bem o que ela [Michelle] estava vivendo. Passei por isto quando voltei da licença-maternidade após ter meu filho, tanto que pedi demissão e voltei dois anos depois, quando estava mais ‘magra’ e ‘apta’ para voltar ao vídeo”, escreveu no Instagram.

A Globo negou que o motivo da demissão de Michelle Sampaio tenha sido a balança. “Tal conduta é incompatível com a política de respeito adotada pela casa”. Contudo, a emissora não revelou o motivo para o desligamento.

“A TV Globo e a TV Vanguarda informam que não é verdade que a razão para o fim do contrato mencionado seja a que foi publicada na reportagem ‘Apresentadora da Globo é demitida por ficar gorda depois de gravidez’. Tal conduta é incompatível com a política de respeito absoluto a seus profissionais adotada pela TV Globo e pela TV Vanguarda”, declarou ao Notícias da TV.

A acusação de Michelle reflete a posição ocupada por mulheres na televisão. Mesmo em setores como o jornalismo, onde a informação deveria ser a coisa mais importante, profissionais devem estar atentas com a aparência o tempo todo. Para os homens é diferente. Faustão, Ratinho, André Marques, Luciano Faccioli, Erick Jacquin, são alguns dos nomes que nunca precisaram emagrecer para estarem ‘aptos ao trabalho’.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness