Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se você não viu o vídeo, a gente dá uma força. “Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”, diz o anúncio polêmico estrelado por Bettina Rudolph.
“Comecei com 19 anos e R$ 1.520,00. Três anos depois, tenho mais de R$ 1 milhão. Simples assim”, acrescenta.
A frase acima, parte do vídeo que abre a matéria, foi dita por Bettina Rudolph em uma propaganda divulgada pela Empiricus nas redes sociais. O problema é que a administradora de empresas de 22 anos disse à Veja São Paulo que nunca disse o que você viu que ela disse. Entendeu?
Bettina diz que não disse o que você viu que ela disse. Compreende?
“Eu nunca falei que transformei R$ 1.520 reais em 1 milhão. Mas tem todo mundo aí para manipular as palavras. A gente preza pelos aportes constantes”.
– Concorrente da Empiricus promete doação a crianças com câncer se Bettina comprovar ganhos
Não é o único ruído entre o que Bettina afirma na ação publicitária e aos microfones dos veículos de comunicação. “Desculpa a discrição, é que o tempo aqui embaixo não joga ao meu favor e eu precisava chamar sua atenção”, diz ela na propaganda.
No vídeo viral da Empiricus, a milionária explica que começou com muito pouco e que “não foi sorte, eu não herdei uma bolada, nem ganhei na loteria”. Pera, pera. Não foi o que a própria Bettina declarou em entrevistas.
No rádio e na internet, ela admitiu ter recebido 35 mil de uma poupança acumulada pelo pai ao longo dos anos. “A gente deu entrada na papelada para liberar e aí recebeu essa grana também: um pouco mais de 35 000 reais depois da dedução de impostos. Esse foi 100% da grana que meu pai me deu”.
O Procon-SP pediu esclarecimentos da Empiricus
Bettina questiona, “quem ganha 35 000 reais do pai e compra ações? É isso que a gente está tentando mostrar. Ia ser criticada de qualquer forma, eu nasci assim”.
A história da Empiricus deu pano pra manga. A disseminação do conceito de ganhar dinheiro fácil ligou o sinal de alerta no Procon-SP, que pede explicações dos gestores da empresa.
Em 2018, Felipe Miranda, diretor-executivo da Empiricus, chegou a dizer que os questionamentos das propagandas veiculadas pela companhia eram “um problema para o Procon, para o Conar”. A frase era resposta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que pretendia fiscalizar os textos veiculados pela companhia.
Você viu no Hypeness que em 2017, a Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) suspendeu por 30 dias o registro de três analistas da Empiricus, incluindo Felipe Miranda, um dos principais sócios.
Felipe Miranda diz que a Empiricus é uma “publicadora de conteúdo”
Miranda, que desistiu dos Certificados Nacionais de Profissional de Investimento (CNPI), concedidos pela Apimec, classifica a empresa como uma “publicadora de conteúdo”.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ressaltou que “qualquer divulgação publicitária feita pelos analistas, inclusive em redes sociais, deve evitar expressões que sugiram ‘renda certa’, ‘rentabilidade fixa’ ou ‘garantida’, ou a exposição de percentuais fixos de ganho quaisquer com operações ou ativos indicados, pois naturalmente tais projeções sequer são realistas e, por isso, induzem investidores a erros de avaliação”.
Publicidade
Há poucas comidas mais desejadas no mundo do que o Chocolate. Ironicamente, ele é um dos primeiros itens a ser...
Num cantinho da Vila Madalena está a Go Dog, microlanchonete especializada na venda do lanche que está cada vez mais...
Quando saía em busca de novas roupas para sua filha Maya, a norte-americana Sharon Choksi sempre voltava pra casa...
Não é apenas um boato que você chegou a ler por aí. Viajar grátis com os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB)...
Já pensou descolar na faixa uma viagem pra Londres, pra assistir a grande final da UEFA Champions League que vai rolar...
Amelie Poulain já fez isso maestralmente mas o tema é sempre vale a pena quando se trata dos pequenos prazeres da...
Os vídeos abaixo fazem parte de uma campanha de conscientização do racismo no méxico. Mas com certeza a reação é...
Ao que tudo indica, o trabalho tem ganhado novos formatos e se adaptado aos diferentes estilos de vida. Estamos vivendo...
Isso deve ser "pouco" divertido. A empresa especializado em veículos anfíbios Gibbs Tech, criou o quadricíclo que...