Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Seu filho ou filha está assistindo um vídeo na internet quando, de repente, o conteúdo é interrompido por uma boneca de fisionomia assustadora, cabelos pretos, olhos esbugalhados e um sorriso macabro.
Trata-se da personagem Momo, motivo de preocupação dos pais e alerta das autoridades. Ela usa a intervenção para sugerir que crianças busquem objetos cortantes em casa para cometer atos suicidas.
“Se doer, não pare. Você precisa ser corajoso”.
Momo é ilustrada a partir de uma escultura japonesa de uma mulher-pássaro, exposta em 2016 numa galeria de arte em Ginza. O conteúdo começou a ser disseminado pelo WhatsApp a partir do México, mas há registros de números de telefone do Japão.
Autoridades pedem que pais parem de compartilhar imagens da boneca
Existem relatos de pais que receberam o conteúdo da boneca no Brasil via WhatsApp. O assunto alertou o Ministério Público. O Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), do MP da Bahia, abriu investigação sobre o caso. O órgão notificou o YouTube e o WhatsApp pedindo a remoção de supostos vídeos.
Uma mãe revelou que a filha teria ficado perturbada depois de assistir aos vídeos de Momo no YouTube Kids – plataforma direcionada para crianças de até 13 anos. O YouTube declarou que até segunda-feira não havia encontrado nenhuma URL confirmando a presença do vídeo.
– Ela fotografou crianças curtindo o verão bem longe da tecnologia
– Pega na mentira: 8 fake news que mudaram o curso da história antes da era Trump
“Além da análise automática, que existe também no YouTube convencional, no YouTube Kids, contamos com a curadoria humana feita por mais de 10 mil pessoas. Elas, basicamente, pegam o conteúdo que está disponível no YouTube e filtram os conteúdos infantis, certificando-se que, de fato, são adequados para esse público. Só então aquele conteúdo fica disponível para o Kids”, diz em nota.
O Hypeness acessou conteúdos relacionados com a Momo no YouTube. A visualização se dava mediante concordância com as imagens a serem exibidas. O conteúdo é perturbador.
O vídeo é interrompido pelo rosto da boneca e ao fundo elementos de hipnose aumentam a sensação de temor. São versões diferentes, contudo todas elas usam uma voz distorcida para pedir que crianças busquem objetos afiados e se cortem.
Há indícios do uso da imagem para extorsão
Segundo especialistas, o pânico gerado por pais estimula o aumento do alcance da Momo. David Emm, pesquisador do Kaspersky Lab, explicou ao jornal O Globo que os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e que eles precisam se sentir seguros para compartilhar experiências online.
“Estamos notando que o suposto ‘desafio’ Momo ainda tem criado pânico e histeria em toda a internet. E, à medida que o mistério em torno do desafio cresce, as chances de mais pessoas serem tentadas a assustar seus amigos ou, mais preocupantemente, usar o meme para assediar e intimidar, aumentam”.
Em 2018, uma jovem procurou a polícia paraibana depois de ter recebido mensagens de uma pessoa se passando pelo suposto perfil. A Associação Internacional de Prevenção ao Crime Cibernético informou que existe o uso da imagem boneca Momo para obter acesso aos números das vítimas por meio de grupos no WhatsApp. Eles enviam mensagens em seguida.
O YouTube Kids foi notificado pelo Ministério Público da Bahia
“A pessoa má intencionada tem acesso aos número e subtrai informações, incita suicídios ou práticas de violência, mutilação. Ainda vimos em outros casos pelo Brasil situações de assédio, que pode envolver situação de extorsão”, explicou Arnaldo Sobrinho, coordenador executivo da Associação Internacional de Prevenção ao Crime Cibernético, ao G1.
Se você receber mensagens, salve-as e procure autoridades policiais competentes. De forma alguma responda ou informe seu número de telefone.
Publicidade
A polícia chinesa está usando óculos de reconhecimento facial para escanear os rostos de turistas em busca de...
A Raspberry Pi Foundation não se cansa de lançar produtos inovadores. Antiga dona do menor computador do mundo, a...
O AirCar, um veículo que voou desenvolvido por cientistas da Eslováquia foi autorizado para começar a cuidar das...
Um origami nas mãos dos pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, é mais do que uma tradicional...
Um dispositivo criado por duas irmãs baianas pode ser a nova aposta da medicina. Com funcionamento semelhante ao de um...
O homem sempre gostou de tentar prever o futuro. No início dos anos 2000, nós nunca imaginamos que um dia poderíamos...
A vida em Marte vem alimentando a imaginação humana há anos. Dos que acreditavam (ou ainda acreditam) em Marcianos a...
O Google está no centro de uma polêmica que até, digamos, ressuscitou os dicionários. O rebuliço se deu após...
Avi Schiffmann tem 17 anos e muito talento. Estudante de ensino médio em Washington, nos Estados Unidos, ele criou um...