Ciência

Conheça o raro fenômeno da ‘árvore-fonte’ que jorra água em Montenegro

por: Gabriela Glette

A natureza é mesmo incrível e capaz de nos presentear com fenômenos raros como este, que tem acontecido nos últimos anos na pequena cidade de Dinoša – em Montenegro – sudoeste da Europa. Isso porque, sempre que chove muito esta amoreira acaba se transformando em uma fonte d’água, atraindo turistas e curiosos que querem ver a cena de perto.

arvore fonte montenegro capa 1

Entretanto, especialistas garantem que não se trata de um milagre, mas de uma coisa óbvia, apesar de incomum. O campo onde a árvore está possui muitas fontes subterrâneas que inundam durante a temporada de chuvas, fazendo com que a pressão bombeie a água através do tronco oco.

Em entrevista à Radio Free Europe, o morador Emir Hakramaj afirmou que o fenômeno da árvore-fonte já vem acontecendo nos últimos 25 anos ou mais. A árvore tem entre 100 e 150 anos e a força do tempo fez com que esta cavidade tenha sido criada em seu tronco, responsável por essa cena surpreendente. Depois de um vídeo ter sido compartilhado nas redes sociais, diversas pessoas publicaram suas opiniões, dizendo que algo do gênero não seria possível e que se tratava de uma montagem.

Em relação a isso, Hakramaj é claro é afirma:Nós não somos pessoas inclinadas a inventar algo, isso é puramente uma coisa natural”. Sorte de quem pôde ver isso de perto!

Publicidade

Fotos: YouTube screengrab


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A misteriosa ilha na Indonésia que torna os mamíferos menores