Arte

Conheça o trabalho de Arata Isozaki, o vencedor do Prêmio Pritzker de 2019, o “Nobel” da Arquitetura

por: Vitor Paiva

Ampliando estilos e categorias e renovando a arquitetura desde os anos 1950, o japonês Arata Isozaki foi anunciado como vencedor do celebrado Prêmio Pritzker de 2019. Reconhecido como o “Nobel” da arquitetura, o Pritzker premia os grandes nomes da área desde 1979, oferecendo o título, um medalhão comemorativo de bronze e ainda um montante de 100 mil dólares como prêmio.

Arata Isozaki

Arata Isozaki é o 46º arquiteto laureado com o Pritzker, e o oitavo de origem japonesa. Celebrando seu “profundo conhecimento da teoria e da história da arquitetura”, através de prédios de vanguarda que “desafiam estilos e seguem evoluindo, sempre criados com frescor”, Isozaki foi apontado como um exemplo de “talento, visão e compromisso” com uma produção “consistente e significativa” que contribui com a humanidade através da arquitetura.

Acima, o Domus, museu em La Coruña, na Espanha; abaixo, o prédio do Museu de Arte Contemporânea, em Los Angeles

Tendo iniciado sua carreira nos anos 1950, entre seus trabalhos mais reconhecidos estão o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, o Kyoto Concert Hall e o centro esportivo Palaus Sant Jordi, construído em Barcelo para os Jogos Olímpicos de 1992.

Acima, a sala da orquestra sinfônica de Xangai, na China; abaixo, o Centro Nacional de Convenções do Qatar

Em 1988, Oscar Niemeyer foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio, e em 2006, Paulo Mendes da Rocha também foi premiado. A cerimônia de entrega do Pritzker 2019 acontecerá em maio, na cidade de Paris.

Acima, o centro de convenções de Nara, no Japão; abaixo, o Palau Sant Jordi, em Barcelona

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sucesso nos anos 80 e 90, ‘He-Man’ ganhará remake na Netflix