Debate

Desde quando o feminino de médico é enfermeira?

por: Redação Hypeness

Tem vezes em que o machismo é escancarado e se manifesta na forma de violência contra a mulher, mas há também situações em que ele se mostra de uma maneira bem mais sutil. É o caso de uma imagem que brinca com as aspirações de duas crianças, publicada pela conta do Twitter Medical Shots.

A foto mostra duas crianças de costas. Embora não seja possível ver os rostos dos fotografados, os estereótipos de gênero evidentes indicam que tratam-se de uma menina e um menino.

Enquanto ele veste uma roupa verde, com os dizeres “médico em treinamento”, a menina usa um traje rosa que diz “enfermeira em treinamento”. Após a publicação na rede social, a imagem recebeu diversas críticas de pessoas que apontam que a publicação deste tipo de conteúdo só reforça o sexismo com o qual as mulheres são tratadas no mercado de trabalho.

Quando meninas são associadas a imagens de profissões menos reconhecidas e meninos são representados como profissionais que possuem cargos mais disputados, isso reforça a ideia de que elas não devem buscar carreiras concorridas, como é o caso da medicina.

Duas crianças de costas: menina usa roupa rosa escrito "enfermeira em treinamento"; menino usa roupa verde escrito "médico em treinamento"

Afinal, desde quando o feminino de médico é enfermeira?

Embora as duas profissões sejam reconhecidas na área da saúde, enferemeiros ganham salários significativamente menores do que os médicos. Segundo estimativas do site I Love Mondays, o salário médio de um médico no Brasil é de mais de R$ 11 mil mensais, enquanto enfermeiros costumam ganhar somente R$ 3,155 por mês.

Leia também: Ação poderosa ajuda crianças a desconstruir estereótipos de gênero na escola

Publicidade

Foto: Reprodução Twitter/Medical Shots


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
10 personalidades que acreditam (mesmo) que a Terra é plana