Roteiro Hypeness

Dinossauros, OVNIs e atores globais na cidade gaúcha de São Gabriel

por: Rafael Oliver

Quem nasce em São Gabriel – RS é gabrielense. Mas também é apaixonado por teledramaturgia. Prova disso é o alvoroço que os moradores estão fazendo na cidade, por conta das gravações da próxima novela das 9, “A Dona do Pedaço”. Nomes como Juliana Paes, Marcos Palmeira e Nívea Maria são os mais assediados pela população, que tem pouco mais de 60 mil habitantes. O Hypeness foi até lá, conhecer esse lugar incrível, falar com os moradores e ver de perto paisagens dignas de cinema.

Globo/ João Miguel Júnior

São Gabriel está a 320 km de Porto Alegre, próximo da fronteira com o Uruguai – dá até pra sentir o cheirinho. Após aterrizar na capital gaúcha, era preciso encarar mais 4 horas de viagem pela BR-290, estrada muito utilizada por caminhões de carga para a entrada e saída do Brasil. Ao chegar no destino, encontramos uma pacata cidade, tranquila, sem trânsito. Um choque para quem vive numa grande metrópole dominada pelo caos.

Globo/ João Miguel Júnior

Os moradores são simpáticos, receptivos e peculiares. Quando você diz “obrigado”, eles respondem “merece”. É muito mais legal. Estavam se sentindo privilegiados por receber o elenco e a produção da Globo na cidade. Mas privilégio mesmo é viver num lugar lindo como esse. São Gabriel esconde a beleza do campo no extremo sul do Brasil. O município tem uma paisagem típica da Região do Pampa, com campos de baixo declínio, possibilitando uma vista para o horizonte, o que encanta os locais e turistas.

Globo/ João Miguel Júnior

A história de São Gabriel começou há muito, muito tempo mesmo, com o surgimento das primeiras estâncias jesuíticas, em 1750. Já pertenceu à Espanha e depois Portugal. Em 1810 foi incorporado ao Brasil. Foi sede da República Riograndense. Ao longo dos séculos, São Gabriel foi marcado por guerras e batalhas que construíram (e destruíram) a história do Brasil. Na história recente, ainda esse ano, virou notícia no país inteiro por conta da enchente que afetou a região.

O povo reside na parte central da cidade. Mas é na região da Palma, situada no distrito de Suspiro, que estão sendo rodadas as cenas da novela. Mais uma hora de carro é preciso para chegar lá. Foi fácil entender porque aquele é o lugar escolhido: as paisagens são de tirar o fôlego. Diferente da outra parte da cidade, por lá o terreno é mais inclinados, com relevos ondulados e muitas rochas. Nesta região também é possível encontrar paredões de pedra originados da exploração de depósitos minerais de calcário. As enormes plantações de soja se perdem no infinito. Pequenos lagos, que mais parecem pintura de tão delicados, compõem a vista.

São Gabriel também é cheia de mistérios. Dizem que foi uma área muito habitada por dinossauros. Fósseis são frequentemente encontrados na região. Uma energia diferente também é notada pelos visitantes. Conversando com moradores, tivemos respostas semelhantes. Dizem que é comum para quem vem de fora ter essas sensações. A cidade é uma área de grande atividade ufológica. Possui um centro de pesquisas. No Youtube é possível encontrar alguns vídeos com registros sinistros de OVNIs.

Verdade ou não, São Gabriel parece um lugar de outro mundo. E tem uma beleza sobrenatural. Uma região que merece ser explorada, visitada e valorizada. Que os próximos capítulos dessa cidade sejam repletos de coisas boas e que os personagens reais que habitam esse lugar vivam mais histórias felizes como essa. 

Vale lembrar que São Gabriel é apenas uma das cidades usadas pela produção. A trama se passará na cidade Fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo.

Confira mais fotos da região no instagram do fotógrado @elmnet

Publicidade


Rafael Oliver
Publicitário de formação, com passagens por grandes agências, também atua por vocação na área da comédia. É redator, roteirista e humorista . Encontrou em San Diego, na Califórnia, seu segundo lar. Está sempre por lá. Vive uma busca incessante por novas experiências. E está longe de parar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
App de viagens conecta aventureiros com roteiros diferentões ao ar livre