Empreendedorismo

Empiricus divulga newsletter ensinando a cheirar cocaína e depois apaga conteúdo

por: Redação Hypeness

Para falar de política e investimentos, a Empiricus fez uma analogia com cheiradores de cocaína da Faria Lima, Baixo Augusta e Leblon. O artigo assinado por Felipe Miranda, CEO da empresa, circulou em formato de newsletter. Porém, ao viralizar nas redes sociais, o conteúdo foi deletado.

– Felipe Miranda e Marcos Elias: os homens que se escondem atrás de Bettina

“Se você tem algum amigo que cheira cocaína ou se você mesmo carrega o hábito, sabe o exato significado do título desta newsletter. Esse pessoal realmente valoriza raspas e restos”, escreve Miranda, ex-analista do site InfoMoney.

O conteúdo foi deletado do site da Empiricus

Felipe Miranda teve o registro de analista suspenso por 30 dias pela Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). Os e-mails enviados pela Empiricus foram enquadrados como propaganda enganosa por induzirem o investidor a acreditar no retorno garantido do dinheiro.  

Ele segue, “há um código de honra entre os farinheiros: quem separa as carreiras de pó é sempre o último a cheirar. Ele está sob claro conflito de interesse, entende? Se for o primeiro a cheirar, o bicudo vai logo na fileira mais longa e gorda. Então, quem divide e estica não escolhe, e pula para o final da fila. Como brinde, leva o direito à lambida no cartão para amortecer a língua e a um restinho na gengiva”.

– Economista desmascara Bettina e sócios da Empiricus são suspensos por propaganda enganosa

O verdadeiro tutorial de como cheirar cocaína empregado por Felipe Miranda arranja tempo para fazer um comparativo entre dependentes químicos da Faria Lima (SP) e no Leblon (RJ).

“Claro que há sempre aquele tamanduá que ignora a regra e emenda uma narigada em L – cheira a própria carreira e a beiradinha da próxima, tentando não fazer perceber-se. No geral, porém, a regra funciona. A Faria Lima e o Leblon têm muito a aprender com o Baixo Augusta. Às vésperas da eleição, ainda há raspas e restos para colher com o rali sistêmico dos ativos de risco? Ou não haveria mais nada para nos estimular?”

Acusado de propaganda enganosa ,Miranda teve o registro suspenso por 30 dias

O texto foi publicado em outubro de 2018, durante o segundo turno das eleições. Felipe Miranda, mais uma vez, utilizou o poder de alcance da Empiricus para disseminar suas visões políticas.

“O ex-presidente (Lula) cresce a cada dia nas pesquisas e seu retorno em 2018 pode trazer prejuízos definitivos aos seus investimentos”, escreveu a empresa em outra newsletter controversa.

A Empiricus manteve silêncio sobre o artigo com cocaína e política. A publicação pode ser lida por meio do cache do Google

O Conar abriu representação contra a Empiricus

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu representação ética contra a propaganda veiculada pela Empiricus Research na internet. A medida acontece após peça publicitária com Bettina Rudolph viralizar nas redes sociais.

No anúncio, Bettina afirma ter acumulado mais de 1 milhão de reais com investimento inicial de R$ 1.500. Em nota, a Empiricus, que não é associada ao Conar, declarou que não foi notificada.

– Bettina diz que não disse o que disse: “Nunca falei que transformei R$ 1.520 em R$ 1 mi”

“A Empiricus lamenta que seu trabalho de educação financeira, que possibilita que os brasileiros aprendam e usufruam de uma ampla diversidade de aplicações que podem aumentar os seus rendimentos, seja alvo de uma representação. A comunicação da empresa replica o modelo amplamente disseminado de publicidade de empresas de publicações financeiras dos Estados Unidos, país onde o acesso a produtos financeiros é democratizado e amplamente desbancarizado”.

 

 

 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nova Colorado do mês adiciona paçoca em sua receita