Tecnologia

Empresa de cibersegurança desenvolve tecnologia que rastreia plástico e embalagens

por: Redação Hypeness

Você já deve estar cansado de saber que o plástico é um grande vilão para o meio ambiente, sendo reponsável pela morte de diversos animais marinhos. Agora, uma solução criada através da parceria entre a empresa de cibersegurança WiSeKey e a fundação Race for Water busca entender o caminho percorrido por cada embalagem.

Com a parceria, empresas que manufaturam plásticos podem obter uma identidade digital para cada produto, utilizando a tecnologia blockchain. Essa identidade será vinculada a um dispositivo incorporado, através de QR Code, microchip NFC ou tags UHF RFID.

Ao comprar um produto equipado com a tecnologia, o usuário poderá usar o aplicativo da Race for Water para escanear o item e obter mais informações sobre o material e seu impacto ecológico, caso não seja reciclado. O projeto foi anunciado em janeiro deste ano, durante o Congresso de Blockchain de Genebra.

Segundo comunicado divulgado pela WiSeKey, cada produto terá uma identidade digital única, que poderá gerar “tokens plásticos“, uma criptomoeda do bem desenvolvida pela empresa. Estes tokens serão proporcionais aos esforços de reciclagem realizados durante o ciclo de vida do produto escaneado. Além disso, a moeda virtual será convertida em doações reais para a Fundação Race for Water.

Quando um produto é equipado com estes fatores, todas as transações são registradas digitalmente usando a tecnologia Identity Blockchain e PKI da WISeKey, fornecendo uma representação precisa e imutável dos esforços de reciclagem feitos por cada uma das empresas participantes“, detalha o texto.

Leia também: 15 imagens que vão fazer você repensar (mesmo) o uso do plástico

Publicidade

Foto em destaque: Jonathan Chng


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Funcionários da Apple escutam conversas privadas gravadas pela Siri, revela ‘The Guardian’