Ciência

Engenheira do Google quebra recorde mundial de cálculo de pi

15 • 03 • 2019 às 05:39 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Caso você tenha sido um bom aluno de matemática, provavelmente ainda lembra que o número π (pi) era igual a 3,14… A verdade é que, embora estudemos apenas seus primeiros dígitos, pi é considerado um número infinito – e a engenheira do Google Emma Haruka Iwao acaba conquistar um recorde mundial por calculá-lo.

Emma utilizou o Google Cloud Computing e conseguiu apurar 31,4 TRILHÕES de dígitos do número. O recorde anterior era de apenas 9 trilhões de dígitos. Anunciada no dia 14 de março pela gigante de comunicação, a conquista levou cerca de quatro meses e consumiu um total de 170 terabytes de dados – o equivalente a 2 mil discos blu-ray. O cálculo foi feito usando o programa y-cruncher em um cluster do Google Compute Engine.

Foto: aitoff

Em homenagem ao Dia do Pi, hoje, 14 de março (representado como 3/14 em várias partes do mundo), temos o prazer de anunciar que calculamos com sucesso π com 31,4 trilhões de casas decimais – 31.415.926.535.897 para ser exato, ou π * 10¹³“, detalha o blog do Google Cloud sobre o feito. A conquista foi comprovada pelo Guinness World Record como o “valor mais preciso de pi“.

Em um vídeo divulgado pelo canal do Youtube do Google, a engenheira explica como o serviço a ajudou no cálculo. Clica pra ver (em inglês):

Leia também: Mulher bate recorde dos EUA de permanência no espaço; um recorde que era dela mesma

Publicidade

Foto em destaque: Reprodução Youtube


Canais Especiais Hypeness