A pergunta que não quer calar: Você realmente se esforça para criar uma senha segura para as suas redes sociais? Em postagem na semana passada, o Facebook admitiu que mais de 600 milhões de pessoas têm senhas facilmente detectáveis, o que representa cerca de um quinto dos usuários da rede. A afirmação foi feita logo após Brian Krebs – pesquisador de segurança cibernética, afirmar em seu blog que o Facebook armazenou senhas de usuários em texto simples desde 2012, o que significa que elas poderiam ter sido facilmente acessadas e lidas por mais de 20.000 de seus funcionários.

A descoberta do bug se deu em janeiro deste ano, como parte de uma revisão de segurança de rotina. Pedro Canahuati – do Facebook, afirma que armazenar senhas em texto simples legível é a maneira mais insegura de armazenar senhas, mas disse que não esperava por este problema: “Isso nos chamou a atenção porque nossos sistemas de login são projetados para mascarar senhas usando técnicas de criptografia que as tornam ilegíveis”.

No entanto, apesar do Facebook afirmar não ter encontrado nenhuma evidência de abuso, a empresa disse que o ideal é que todos os usuários redefinam suas senhas. Apesar do vazamento ter sido algo interno, ninguém gosta de ter sua senha exposta, não é mesmo? Na dúvida, faça uma senha mais elaborada, misturando letras maiúsculas e minúsculas com números e jamais, em hipótese alguma, use a data de seu aniversário!
