Turbinas eólicas e painéis solares são alternativas sustentáveis para a geração de energia do planeta, porém a ciência vem descobrindo que existe também o outro lado. Nos últimos anos, centenas de vacas francesas morreram misteriosamente, já que os veterinários não conseguiram explicar a causa, que, aparentemente está neste tipo de energia.

Fazendeiros relatam que suas vacas começaram a perder peso de repente e depois de pouco tempo acabaram morrendo. O caso vem acontecendo repetidamente, o que os fez irem atrás de uma explicação e descobrirem que é devido a eletricidade gerada no solo, pelas turbinas e painéis solares.

O responsável pela descoberta impressionante foi Patrick Le Nechet, fazendeiro que vive na região de Côte d’Amour, uma das mais afetadas. Segundo ele, suas vacas começaram a ficar doentes no mesmo período em que foram instalados painéis fotovoltaicos. Depois de diversos testes ele percebeu que a sua fazenda apresentava correntes elétricas de mais de um volt no solo e na água, três vezes o limite aceito para animais.

Por enquanto, os pecuaristas franceses estão meramente especulando, já que não há prova de que a corrente elétrica das instalações de energia sustentável esteja matando as vacas, porém Thibaut Bouchut – assessor de Construção do Grupo de Defesa Sanitária, confirmou que a eletricidade pode de fato causar problemas para os pecuaristas. Diante disso, o que fazer?
