Inspiração

Marcas do bem: essas iniciativas mostram que empreender vai muito além do dinheiro

por: Redação Hypeness

Nunca se falou tanto em empreendedorismo, mas será que adianta apenas colocar um produto ou serviço no mercado e deixar o dinheiro rolar? Cada vez mais, as marcas percebem que é preciso ir além e passam a usar seu poder em prol de uma boa causa.

Iniciativas como doar produtos a quem precisa, oferecer caronas ou investir em inclusão podem parecer coisas simples, mas mudam a vida de muita gente e nos fazem acreditar que um outro empreendedorismo é possível.

Impossível mesmo é não se inspirar com esses projetos que listamos aqui.

Lavando roupas e aquecendo corações

O que acontece quando uma marca de alvejantes se une com uma empresa de eletrodomésticos para fazer o bem? Nasce uma lavanderia temporária na sede da Cruz Vermelha!

Foi o que ocorreu com uma ação realizada para a Campanha do Agasalho em São Paulo, que deixou as roupas recebidas limpas e cheirosas. Além de beneficiar cerca de 20 mil pessoas, a iniciativa ainda evitou que as  peças recebidas em mau estado fossem descartadas.

Transformando sorvete em acolhimento

Uma marca de sorvetes decidiu usar o lucro de suas vendas para transformar a vida de pessoas LGBT, em São Paulo. Durante um dia, as lojas da empresa reverteram todo o valor arrecadado por um de seus sabores em doações para o centro de acolhimento Casa 1, que recebe pessoas que foram expulsas de seus lares devido ao preconceito.

Foto: Divulgação Casa 1

Caronas de bike contra o calor

No início deste ano, um aplicativo ofereceu caronas gratuitas sobre duas rodas para deslocamentos na avenida paulista. Os usuários ganhavam duas vezes: além de fugir do trânsito e do calor, ainda podiam viajar em um transporte sustentável – e de graça!

Foto: Divulgação Carona Verde

Legendas pela inclusão

Quem nunca fez uma chamada virtual? Embora essa seja uma forma frequente de comunicação, principalmente em um ambiente de negócios, pessoas com deficiência auditiva muitas vezes podem ter dificuldades de usar estes serviços. Pensando em ajudar esse público, uma empresa de comunicação investiu em legendas automáticas e simultâneas para suas conversas – assim ninguém fica de fora!

Tecnologia e diversidade

Uma pesquisa aponta que somente 3% dos investidores do Vale do Silício são negros. Uma iniciativa inspiradora de uma empresa de gestão de ativos na região busca mudar esse cenário, ao oferecer um fundo de U$ 15 milhões para apoiar investidores negros no mercado da tecnologia. O projeto foi realizado em conjunto com Will Smith e o jogador da NBA Kevin Durant, que uniram forças para estimular a diversidade racial no setor.

Will Smith

Reconstruindo memórias

Quando os idosos Fidelcino Artico e Adilce Breijão descobriram que sua casa havia sido incendiada por assaltantes, uma campanha de financiamento coletivo os ajudou a reconstruir seu lar, mas havia algo que ainda faltava: as fotos do casamento, ocorrido há mais de 40 anos.

Para que a dupla recuperasse essas memórias, uma empresa de telefonia organizou uma cerimônia surpresa, com imagens registradas por fotógrafos profissionais. Cada foto esbanja mais amor. ♡

Pelo bem dos bichinhos

O shopping Atrium Mall, em Istambul, não podia mais ver os animais de rua sofrendo com o forte inverno na região. Para protegê-los, o espaço decidiu abrir suas portas aos bichanos durante o inverno, quando uma forte nevasca atingiu a área.

Com papelões no chão, cobertas e ração doada por voluntários, o shopping se torna um abrigo gostoso e quentinho para os peludos nos dias mais frios, quando eles poderiam correr riscos caso ficassem nas ruas.

Filhote de cachorro enrolado em um cobertor

Foto: Divulgação

Skate só para elas

Para lutar contra o preconceito no esporte, uma marca de tênis decidiu investir em aulas de skate só para meninas. Totalmente gratuitas, as aulas aconteceram em diversas cidades do mundo (incluindo São Paulo), sempre ministradas por professores especializados.

Jovem mulher andando de skate

Embalagens de lixo

Enquanto a maioria das embalagens que usamos vai parar no lixo, uma marca de cosméticos decidiu fazer o processo inverso: retirar lixo dos oceanos e usá-lo como matéria-prima para suas embalagens.

Após a coleta, o plástico passa por um processo de higienização e é moldado para ser reutilizado em embalagens de sabonetes, condicionadores, xampus e outros produtos.

Cultura para quem quiser

Para marcar a estreia do filme “Com Amor, Simon” em sua plataforma, o Telecine Play criou uma ação inusitada neste mês. Inspirados pela atitude de Emma Watson, que distribuiu livros no metrô de Londres para divulgar seu clube de leitura, a marca decidiu fazer o mesmo com cópias do filme, que retrata a vida de um adolescente ao sair do armário e se apaixonar pela primeira vez.

A ação foi realizada em parceria com influenciadores e marcas amadas pelo público LGBT. Com a ajuda deles, os locais onde as cópias seriam distribuídas foram informados ao público através das redes sociais.

via GIPHY

Se você não foi um dos sortudos a conseguir uma cópia de “Com Amor, Simon” na faixa, não tem problema: o filme está disponível desde o dia 9 de março, no Telecine Play!

Publicidade

Foto em destaque: Reprodução/Com Amor, Simon


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta família (muito fofa) deixa água e petiscos para entregadores e carteiros