Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Rohit Bhargava, entusiasta e curador de ideias, apresentou sete tendências não óbvias para o futuro. Ele define “tendência” como uma observação singular e única de uma atualidade em transformação a todo instante. E, claro, ele passou pelo SXSW para tentar nos dar alguma ideia do que virá por aí nos próximos anos.
Os paradoxos envolvidos para a desejável mudança de cultura em diversos aspectos da sociedade são muitos. Primeiramente, a ânsia pelo novo e o desafio por inovar sem risco convivem no mesmo ambiente. A empatia é demandada por parte das pessoas para acreditar que o erro faz parte do processo da criação de boas histórias, marcas e produtos e, a curiosidade para aprender deve ser sempre maior do que a preocupação em fracassar. Num presente acelerado, de mudanças e questionamentos constantes, é preciso coragem para sair da zona de conforto.
Bhargava afirma que o segredo do sucesso é pensar no “não óbvio” e ser curador de suas próprias ideias. E ainda apresenta as suas tendências para o futuro, seja dos negócios ou das relações humanas:
Na incerteza em quem acreditar, os consumidores voltam ao passado, para empresas e experiências de marcas que tenham legado ou que eles tenham alguma história pessoal envolvida. Ou seja, a volta dos que não foram. Robit indica oportunidades e o potencial de colaboração entre o “novo” e o “velho”.
O empoderamento feminino e a reavaliação de gênero tem causado confusão e angústia sobre o que é ser homem atualmente. Aqui, é chegado o momento de darmos as mãos, homens e mulheres, e encorajarmos o não conformismo para chegar à inovação.
Empreendedores, negócios e instituições invejam competidores e abordam a inovação com ansiedade e admiração. Ame ou a odeie. Nesse caso, o jogo é no ataque para vencer.
Criadores, corporações e governos usam criações virtuais para mudar a percepção pública, vender produtos e até transformar fantasias em realidade. Mas sem esquecer que é fundamental deixar nítido o uso desses ingredientes artificias.
A empatia se torna um motor que conduz ao novo e um diferencial para produtos, serviços, contratações e experiências. A estratégia é ser, naturalmente, “made with empathy”.
Realidade virtual e outras tecnologias combinadas com iniciativas humanas são capazes de gerar transformações inimagináveis e soluções criativas totalmente novas. Num jogo de xadrez, por exemplo, uma IA (Inteligência Artificial) venceu o melhor jogador do mundo. E, combinados, equipes humanas e de IAs já são habilitados para revolucionar a maneira de se jogar xadrez. Imaginem esse potencial combinado em soluções nas mais variadas áreas do conhecimento, inclusive na medicina.
Organizações levam pessoas para o backstage das suas marcas e promovem conversas para conquistar a confiança dos consumidores e também dos funcionários. Uma boa história precisa de um bom motivo para ser contada (não necessariamente tem relação com o produto). Foi assim que o cortador de bananas vendido pela Amazon que, não custa mais de dez dólares, teve milhares de revisões e é sucesso de vendas online.
A frase “I am not a speed reader, I am a speed understander” de Isaac Asimov é usada por Rohit Bhargava como inspiração para seu trabalho de curadoria de ideias. A conclusão tirada desse turbilhão de informações é que existe muito para ser descoberto, mas não adianta ler sem entender e é preciso estar no lugar certo na hora certa. A julgar pela velocidade das transformações, o grande desafio é se manter relevante, desejado e atualizado. Na mesma proporção que é fundamental ser real em nossa humanidade finita e biologicamente limitada, quando comparada à velocidade de aprendizado e retenção de informações das inteligências artificiais. Será que no ônibus para o futuro e nas estradas pelas quais desejamos conduzi-lo, há espaço para todo mundo?
Hypeness no SXSW 2019, a melhor tecnologia do mundo é a empatia
Pelo segundo ano consecutivo, o Hypeness vai ao SXSW. Esse ano, a Dell embarcou conosco nesse projeto de ir atrás do melhor conteúdo para você. Nossa missão: O que levar do SXSW para melhorar a minha vida e das pessoas que dividem o mundo comigo?
Que não nos ouçam as ultramáquinas de Inteligência Artificial, mas a única inovação possível é nos humanizarmos cada vez mais.
Vale muito mais um ser humano que conhece suas potencialidades e seus limites do que qualquer inovação futurística.
Em nossa nova estadia em Austin, no Texas, queremos abrir ainda mais a cabeça e transformar não só o que o Hypeness entrega para vocês, amigas e amigos leitores. Mas também nossas vidas.
Nossa cobertura é um oferecimento da Dell, que promete inovar a maneira que vemos filmes, séries e esportes com a tecnologia Dell Cinema em seus notebooks.
Publicidade
Definitivamente, estamos na presença de uma edição histórica dos Jogos Olímpicos. E onde, muito para lá das...
Tudo começou com uma aposta: alguns anos atrás um amigo desafiou o aposentado canadense Robert Rutherford, hoje com...
Foi pela internet que elas se conheceram. A partir da hashtag #MaisAmorEntreNós, um grupo de advogadas se conheceu e...
A tecnologia está alterando as dinâmicas sociais e transformando a maneira como as pessoas vivem e se relacionam....
A sexualidade costuma estar ligada a corpos perfeitos, definidos e bronzeados. Mas, como você já viu aqui no...
No final de 2016, Carrie Fisher entristeceu o mundo todo quando decidiu fazer uma viagem para uma galáxia muito, mas...
Era uma coisa da qual a gente já desconfiava, mas faltava alguém para o provar, colocar o preto no branco. Depois de...
“Falar sobre emoções em uma roda de homens é um ato revolucionário”. Esse comentário feito em um dos encontros...
Segundo o Relatório Mundial da Felicidade de 2016, a Islândia está em terceiro lugar entre os lugares com maior...