Viagem

Migração de brasileiros para o Uruguai cresce 29% em 2 anos

por: Redação Hypeness

Muita coisa pode acontecer em dois anos, ainda mais quando esses dois anos são justamente entre 2016 e 2018. Algo sugere que a instabilidade da política brasileira deste período possa ter influenciado o aumento de 29% no número de brasileiros que migraram para o Uruguai.

Recapitulando rapidamente, nós começamos 2016 com uma presidenta mulher, terminamos o ano com o vice assumindo num processo de impeachment bem duvidoso (aliás, ele foi preso ontem, né?) e no fim de 2018 já sabíamos que 2019 vinha para decair ainda mais, com um presidente que escancara o discurso de ódio. É natural que nossos conterrâneos tivessem vontade de pular fora, para um país que tem sido recordista em manchetes boas, desde que liberou o aborto, a maconha e o casamento igualitário.

Hoje, os brasileiros somam um total de 19,3 mil pessoas no Uruguai. Com um processo de visto facilitado, que garante que tenhamos direito a trabalhar legalmente na República Oriental, muita gente decidiu fugir para aquelas bandas e desfrutar de direitos básicos que parecem cada vez mais distantes em nosso país tropical.

Em 2016, a quantidade de vistos permanentes concedidos pelo governo uruguaio aos brasileiros foi de 1.458. Em 2017, o número subiu para 1.832, enquanto 2018 bateu recordes com a concessão de 1.880 vistos de residência permanente. Em contrapartida, os vistos para residência temporária tiveram uma queda de 45% no mesmo período, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores uruguaio divulgados pelo TAB.

Leia também: Como morar no Uruguai; Tudo o que você precisa saber antes de arrumar as malas

Publicidade

Foto em destaque: Paz Arando


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafa viaja pela Ásia registrando os templos mais incríveis que conhece