Diversidade

Ministro da Malásia afirma que não há homossexuais em sua população de 32 milhões

por: Gabriela Glette

Sim, o ministro do turismo da Malásia – Datuk Mohammaddin Bin Ketapi, ao ser questionado se os turistas LGBT estariam seguros em seu país, deu uma resposta difícil de ser engolida em pleno 2019: “Homossexualidade? Acho que não temos tal coisa em nosso país. Seja seguro ou não, eu não posso responder”. Ele apenas esqueceu que, homossexualidade não é uma doença, mas sim uma opção e que, certamente, em um país com uma população de 32 milhões de pessoas, uma parcela é LGBT, quer ele queira ou não.

ministro malásia homossexualidade 1

A afirmação foi feita na ITB Berlin, uma das maiores feiras mundiais dedicadas ao turismo e foi condenada mundialmente, por políticos e ativistas. Esta não foi a primeira vez que políticos malaios fizeram afirmações polêmicas condenando a população LGBT. Em janeiro deste ano, o primeiro ministro – Mahathir Mohamad, disse que o seu governo não toleraria a homossexualidade, visto ser uma prática “ocidental” que não pode ser aceita no país.

ministro malásia homossexualidade 2

A homossexualidade é considerada ilegal na Malásia, um país cuja maioria da população é muçulmana. Lá, a homossexualidade é definida como uma “ofensa não natural” e a pena pode chegar a 20 anos de prisão e tortura, além de uma multa. Porém, ainda assim, a comunidade LGBT é bastante ativa, mesmo correndo risco de ser punida pelo governo. Após a polêmica, o ministério se pronunciou dizendo que, não fará nada para impedir os turistas com base em sua orientação sexual, religião ou crença cultural, mas que, no entanto, as leis devem ser seguidas, não apenas por estrangeiros, mas pelos próprios malaios.

ministro malásia homossexualidade 3

 

Publicidade

Foto 1: Astro Awani/YouTube

Foto 2: AP Photo/Mark Schiefelbein

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Diego Hipólito se declara para namorado no Insta pela primeira vez