Criatividade

Moto aquática ajuda a resgatar pessoas ilhadas em alagamento no Ipiranga

por: Redação Hypeness

Pelo menos 11 pessoas perderam a vida depois da chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo na noite de domingo (10). No Ipiranga, Zona Sul da cidade, um voluntário usou uma motoaquática para ajudar no resgate de moradores ilhados.  

Depois de ser alertado pelo amigo, o motoboy Rafael de Almeida não pensou duas vezes e navegou pelas água turva que deixou o Ipiranga irreconhecível. Os dois, segundo ele, compraram o jet-ski em sociedade para momentos de diversão.

“Comecei a salvar uma pessoa, duas, quando vi já tinha socorrido umas 20 pessoas”, declarou ao G1.

Enchentes permeiam a vida do paulistano há décadas

O cenário impressiona pelos estragos. Os rios Tamanduateí e Tietê transbordaram, atingindo casas e deixando carros totalmente submersos pela água. Sofás, aparelhos domésticos se confundiram com pessoas no telhado de suas próprias casas à espera do resgate.

Quem quiser ajudar as vítimas pode levar/encaminhar doações de roupas (adulto e infantil), alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e ração de animais para os seguintes endereços:
 
– Paróquia Nossa Senhora das Dores: rua Tabor, 282
– Paróquia Santo Antônio: rua Álvaro Fragoso, 674
– CEU Parque Bristol: R. Professor Artur Primavesi, s/n
– CEU Heliópolis: Estrada das Lágrimas, 2385
– Quadra da Imperador do Ipiranga: Av. Carioca, 99
Em Santo André, a estação Celso Daniel da Linha 10-Turquesa da CPTM está fechada há mais de 12 horas. Trilhos foram alagados e o acesso para o terminal de ônibus bloqueado pela enchente. Algumas famílias passaram a noite em ônibus no ABC e na estação Tamanduateí do Metrô.

– Ministro das Relações Exteriores diz que aquecimento global é trama marxista

– Aquecimento climático de São Paulo atinge o dobro da meta global

– Treze toneladas de peixes mortos são retirados da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio

O transbordamento do Tietê fechou a Marginal

Em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, uma festa de aniversário foi interrompida pelo deslizamento de terra. Quatro pessoas da mesma família morreram. Outras duas se afogaram na Avenida dos Estados e outra no bairro Taboão, em São Bernardo do campo.

Prefeito de licença

Bruno Covas (PSDB-SP) está de licença não remunerada. O prefeito citou “motivos pessoais” para a ausência de uma semana do cargo. O comunicado foi divulgado no último sábado (9) e a cidade está sob a batuta de Eduardo Tuma, presidente da Câmara Municipal.

A prefeitura confirma a instauração de um gabinete de crise para acompanhar a situação e o rodízio de veículos está suspenso ao longo da segunda-feira (11).

Bruno Covas está de licença por “motivos pessoais”

Embora tenham sido tempestades fortes, enchente não é novidade na vida do paulistano. O G1 publicou um levantamento mostrando que a Prefeitura de São Paulo usou 32% do orçamento destinado para combater alagamentos em 2017. Dos R$ 564,2 milhões, R$ 180,9 milhões foram empenhados.

A administração municipal culpa o governo federal. A Prefeitura de São Paulo argumenta que o investimento em obras de drenagem foi prejudicado por causa do repasse de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Lei de Acesso à Informação dá conta de que o envio de dinheiro caiu nos últimos quatro anos.

11 pessoas já morreram por causa das enchentes em SP

O aumento do fluxo de água é, para ambientalistas, resultados cabais do aquecimento global. Mudanças no climáticas tornam elevaram os níveis de chuva na capital paulista nos últimos 75 anos. A conclusão é de estudo publicado no International Journal of Climatology.

No Twitter, a jornalista Mônica Bergamo acaba de anunciar a decisão do prefeito Bruno Covas de retornar a São Paulo.

Publicidade

Fotos: fotos 1, 2 e 4: Reprodução/TV Globo/foto 5: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Queremos! Burger King traz hambúrguer vegetal idêntico à carne ao Brasil