Debate

No aniversário de 30 anos de sua criação, inventor da internet alerta para desinformação

13 • 03 • 2019 às 11:03 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Você consegue imaginar a vida sem internet? Nem eu, mas nem sempre foi assim. Sir Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, que representa o início desta imensa rede, tal como conhecemos hoje, publicou uma carta aberta para celebrar os 30 anos dela. A web que este gênio imaginava seria uma espécie de lugar mágico, onde todas as informações seriam reunidas de forma democrática e livre. Porém, 3 décadas depois ele diz que ela está longe de ser o paraíso acadêmico e igualitário que ele tanto sonhava.

aniversário da internet 3

Ele, que continua trabalhando em novas tecnologias, alerta – entre outras coisas, para a estrutura corporativa que a esfera on-line está se tornando. Para Berners, a internet não é democrática e continua sendo apenas mais uma forma de manter o poder centralizado, onde ele sempre esteve. O inventor da internet abre um alerta e diz que o principal problema que já estamos enfrentando hoje com a internet é a desinformação.

aniversário da internet 1

Embora não culpe um governo ou rede social em especial, ele deixa claro que precisamos nos unir contra isso: Narrativas simplistas correm o risco de esgotar nossa energia à medida que perseguimos os sintomas desses problemas, em vez de nos concentrarmos em suas causas. Para acertar isso, precisamos nos unir como uma comunidade global da web“.

aniversário da internet 2

Com a enxurrada de fake news e cacofonia nas redes, a Fundação Web – de Berners-Lee, lançou um conjunto de princípios fundamentais, como se fosse um contrato de ética, para que governos, setor privado e cidadãos trabalhem juntos na solução destes problemas. O importante é construir uma rede, sustentada pelo tripé igualdade, oportunidade e criatividade. E isso, também depende de nós, afinal, nem tudo que está na web é informação!

Publicidade

Canais Especiais Hypeness