Arte

O incrível caso do ‘Indiana Jones da arte’ que recuperou um Picasso roubado nos anos 1990

por: Redação Hypeness

Arthur Brand é conhecido como o “Indiana Jones da arte“. Não há obra perdida que ele não encontre, após um longo processo de investigação. Em dezembro, ganhou as manchetes do mundo após recuperar um mosaico de 1,6 mil anos, perdido desde os anos 70. Agora, o detetive ataca novamente com a recuperação de um Picasso roubado em 1999.

A obra “Portrait de Dora Maar“, também conhecida como “Buste de Femme (Dora Maar)“, de 1938, havia sido roubada do iate do xeque saudita Abdul Mohsen Abdulmalik, em Antibes, na Costa Azul (França). Depois de quatro anos de investigação, Brand conseguiu recuperar a obra, avaliada hoje em 25 milhões de euros.

O retrato é uma das figuras femininas mais emblemáticas pintadas por Picasso e permaneceu na casa do artista até sua morte, em 1973. A polícia francesa já havia perdido as esperanças de recuperar a obra, mas o famoso “Indiana Jones” não descansou enquanto não a encontrou. No ínicio de março, ele teria entregue o quadro a uma seguradora, segundo informações da AFP.

À agência de notícias, o detetive contou que resgatou a obra após contatos com o submundo do crime na Holanda. A pintura teria chegado a seu escritório através de dois intermediários, que a levaram embrulhada em um lençol, dentro de um saco de lixo. Picasso pintou ao menos quatro retratos de Dora Maar, sua principal modelo e companheira durante alguns anos.

A autenticidade da obra foi atestada pelo detetive britânico Dick Ellis, fundador da unidade da Scotland Yard sobre arte e antiguidades. Assim como Arthur Brand, Dick Ellis também pode se gabar de ter recuperado diversas obras famosas que haviam sido roubadas, incluindo o quadro “O Grito”, de Edvard Munch.

Leia também: Conferimos de perto a exposição do mestre Pablo Picasso em SP

Publicidade

Fotos: Tetteroo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista faz críticas ácidas à sociedade moderna através de ilustrações da evolução humana