Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se antigamente pensávamos que somente o homo sapiens era capaz de produção de cultura fina e sofisticada, hoje é mais do que sabido que os chimpanzés são capazes de verdadeiras tradições, não só desenvolvidas como repassadas entre seus pares e transformadas em hábitos refinados.
Construir ferramentas para práticas como a caça e pesca e encontrar melhorias e soluções para práticas cotidianas (como beber água espremendo musgos ou utilizando folhas como suportes) estão entre as manifestações culturais registradas pelo maior estudo já realizado a respeito da cultura desses animais. O mesmo estudo, porém, aponta com gravidade que toda essa produção cultural está em perigo.
A pesquisa, publicada na revista Science, estudou ao longo de nove anos 144 comunidades de chimpanzés em 15 países do continente africano, e afirma que onde a maior presença e pressão humana na região onde vivem tais comunidades, menor é o desenvolvimento e a conservação de suas culturas.
A ação humana, portanto, está colocando em ameaça de extinção a cultura dos chimpanzés, tão importante para melhor sabermos sobre os grandes símios e também sobre nossa própria evolução. Segundo o estudo, práticas como desmatamento e construção de estradas e edifícios realizadas próximas aos animais reduzem diretamente a produção cultural de tais comunidades.
Assistir o desaparecimento de tradições elaboradas por nossos primos mais próximos, como o uso de lanças para caças, o hábito de empilhar pedras e atira-las contra árvores, técnicas de comunicação, construir camas e abrigos, e muitos outros, é permitir o desaparecimento da mais rica fonte para entendermos nós mesmos. O estudo levantou 31 hábitos dos chimpanzés, e concluiu que tais padrões se reduziam em até 88% quando a atividade humana era próxima e intensa.
A causa está não só na degradação do habitat, na escassez de recursos naturais, mas também na própria sensibilidade e no senso territorial extremos desses animais. A pesquisa defende que os animais possam viver em sítios arqueológicos em nome da manutenção de suas vidas, mas também de suas culturas.
Publicidade
A maioria das pessoas, quando pensa em mitologia, faz uma associação quase de modo imediato à grega. Essa conexão...
Rio Grande do Sul e Santa Catarina enfrentam uma onda histórica de frio, que chegou à região Sul nesta semana e...
Uma escultura de mais de 500 anos e com quase 2 metros de altura representando uma mulher foi recentemente encontrada...
Os arqueólogos descobriram um estádio antigo da Grécia Antiga na Cidade Antiga de Maendrum, hoje localizado em Aydin...
Na noite do último dia 15 de março, luzes iluminaram o céu da cidade de Sendai, no Japão, durante um grave...
O norte americano Doug Lindsay tinha apenas 21 anos quando sentiu uma vertigem repentina e caiu em cima da mesa de...
A máscara é nossa principal arma contra a Covid-19 e o instrumento mais eficaz e acessível para controlar a...
Todo mundo tem um amigo ou amiga que abandonou o Facebook e parece estar mais feliz em sua vida com tal decisão – e...
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, desenvolveu um sistema inovador para modificar...