Ciência

Os sintomas da doença que atinge filhos de mães que ingeriram álcool durante a gravidez

por: Vitor Paiva

Mais do que somente uma prevenção razoável, a abstinência total de álcool durante a gravidez ou mesmo para mulheres que desejam engravidar é o único caminho para prevenir com real eficácia um mal pouco falado mas de consequências visíveis: a síndrome do espectro alcoólico fetal. Trata-se de um grupo de condições e sintomas que podem ser causados em uma pessoa cujo a mãe tenha consumido álcool durante a gestação – uma desordem que acomete, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, de dois a sete bebês a cada 1 mil nascidos vivos.

Considerada uma condição de diagnóstico difícil, não existem dados oficiais sobre quantas pessoas sofrem com os sintomas provenientes do consumo de álcool durante a gravidez – um centro de estudos canadense estima que 119 mil crianças nasçam com síndrome alcoólica fetal por ano no mundo. O mal pode causar danos cerebrais, problemas físicos, no sistema nervoso e mais. Alterações faciais, atrasos de crescimento, desordens comportamentais, déficits de aprendizado, funcionamento debilitado de órgãos, da visão, audição e até mesmo, em casos mais extremos, microcefalia.

Não há cura para a maioria das manifestações, mas o diagnóstico rápido pode ajudar a impedir que as crianças sofram com transtornos derivados dos sintomas iniciais. Segundo médicos, o dano cerebral eventualmente causado pela síndrome é permanente, mas é possível se alcançar uma vida plena com cuidados e tratamentos. Assim, abdicar completamente do consumo de álcool quando se passa a desejar engravidar não é somente uma questão de bom sendo, mas sim uma maneira de evitar um mal para a vida toda da criança por vir.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas descobrem molécula que causa autodestruição de células cancerígenas do pâncreas