Diversidade

Passeio guiado pelo centro de SP destaca mulheres importantes da história

por: Gabriela Glette

Assim como grande parte das cidades brasileiras, as ruas e monumentos costumam homenagear personalidades masculinas, algumas que nem mesmo mereciam estar lá. Porém, e as mulheres? A lista de mulheres que fizeram parte da história de nosso país é infinita, mas não costuma aparecer muito, nem em livros de história, quanto menos em placas de ruas ou nomes de edifícios. Com o objetivo de trazer à luz estas mulheres e apresentar suas trajetórias, um passeio guiado pelo centro da metrópole estará disponível até o final do mês de março.

passeio mulheres sp 1

Organizado pelo Pátio Metrô São Bento e a entidade turística Caminhos do Triângulo, o passeio começa no Largo São Bento e dura 2 horas. O intuito do trajeto é percorrer edifícios e vias que têm relação com a vida de mulheres que marcaram época em São Paulo, como a Marquesa de Santos, Yolanda Penteado e Maria Augusta Saraiva.
passeio mulheres sp 2
Por exemplo, você sabia que na região da Praça da Sé existe um edifício chamado ‘Ouro para o bem de São Paulo’, que faz referência a um conjunto de mulheres paulistas que venderam suas alianças para levantar fundos e apoiar a Revolução Constitucionalista de 1932? Já, Maria Augusta Saraiva foi a primeira mulher a ingressar na respeitada faculdade de direito São Francisco, em 1897.
passeio mulheres sp 3

Estas e mais diversas histórias de mulheres que fizeram a diferença e marcaram uma época são contadas no passeio guiado, que começa na Praça da Colmeia, no Pátio Metrô São Bento, às 11h. Afinal, por que homenagear um escravagista, se podemos homenagear mulheres, como Anita Malfatti?

passeio mulheres sp 4

Publicidade

Fotos: Marcel Vincenti/UOL


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ida de Maju para o Jornal hoje é indício de que ela pode estar a caminho do JN