Vitor Paiva• RedatorVitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.
A investidora Bettina é mesmo a personagem do momento na internet brasileira, e seja qual for sua opinião sobre o milagre financeiro que ela e sua empresa Empiricus prometem nas suas propagandas no Youtube, o fato é que a moça ganhou a boca do povo. A prefeitura de Curitiba decidiu pegar carona na repercussão da campanha para lançar uma outra campanha – e no lugar da investidora, uma cadelinha chamada Betina, utilizando a mesma estética e quase o mesmo texto para conscientizar quem assiste o vídeo para adoção de animais resgatados ou em situação de abandono.
“Oi, meu nome é Betina. Tenho dois anos de idade e um milhão de lambidinhas de amor de patrimônio acumulado”, diz o video, parafraseando a Bettina original. “Desculpa a indiscrição, é que o tempo nas redes sociais é sempre muito curto e eu precisava chamar sua atenção. Tem gente que acha normal encontrar um cãozinho abandonado, mas sabe o que chama minha atenção? É que adotar não tem nenhum segredo,” segue comentando a Betina canina.
Oi, meu nome é Betina. Vem ouvir um pouco da minha história.???www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.brCentro de Referência para animais em Situação de Risco: Rua Lodovico Kaminski, 1.381
A campanha de adoção da prefeitura de Curitiba trata com humor mas convida a uma causa séria – que leva à Rede de Proteção Animal, um programa municipal de melhorias na fauna e na flora da cidade, e que oferece cadastramento e identificação dos bichanos através de chips. Diferentemente do que parece prometer a Empiricus, na campanha dos animais paranaenses o que se pede em troca é só mesmo cuidados e amor.