Diversidade

Projeto para punir quem constrange mulher que amamentar é aprovado

por: Redação Hypeness

O Senado aprovou projeto para punir pessoas que constrangem mulheres que amamentam em público. A proposta prevê o pagamento de indenização, igual ou superior a dois salários mínimos, em casos de discriminação, proibição e repressão.

A relatora é Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que apresentou a proposta na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Ela critica o fato de não existir uma lei federal que garanta o direito e a segurança da amamentação em qualquer lugar. Cabe à mulher decidir se vai dar de mamar ou não neste ambientes.  

– Fotos antigas enfatizam a importância da amamentação ao longo da história

– Ela respondeu com um jato de leite à mulher que a repreendeu por amamentar em público

– Mãe flagra funcionária de creche amamentando seu bebê e desabafa na internet

“Os episódios de constrangimento de fato existem, tanto que o município de São Paulo foi levado a editar lei que prevê multa para quem constranger ou impedir a amamentação em público”, ressaltouO texto segue agora para a Câmara dos Deputados. 

Sheron Menezes estrelou campanha defendendo a amamentação

A parlamentar tem razão. Uma mulher em período de amamentação é obrigada a passar por vários constrangimentos. Mostramos aqui e aqui alguns casos sobre a dificuldade de conviver em uma sociedade sexista.

Estamos cansados de dizer, mas vale reiterar. A amamentação é uma das fases mais importantes para a garantia da saúde do bebê. A criança encontra no leite materno todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento.

A atriz e mãe Sheron Menezes estrelou uma campanha lançada pelo Ministério da Saúde em 2018. A peça reforça a importância do aleitamento. “Amamentação é a base da vida”, foi o mote da Semana Mundial do Aleitamento Materno do ano passado.

“Eu amamentei o Benjamin até os seis meses exclusivamente no peito. Mas eu gostaria de amamentá-lo até os dois anos de idade, porque eu quero que ele cresça ainda mais forte, mais saudável e mais resistente”.

Publicidade

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro Papai Noel negro de shoppings cariocas faz sucesso em Madureira