Ciência

Tudo que você precisa saber sobre o novo planeta descoberto pela NASA fora do nosso sistema solar

por: Vitor Paiva

Encontrar um novo planeta nos arredores do sistema solar não é exatamente uma grande novidade para a NASA. Algumas características combinadas do mais novo planeta descoberto pela agência espacial norte-americana, porém, tornam o HD 21749b um achado um tanto notável. Suas características sozinhas não seriam nada extraordinárias, mas a combinação delas tornam o encontro desse planeta uma notícia significativa – não pelo que ele tem de incomum, mas justamente pelo que tem de semelhante com a Terra.

Representação do novo planeta descoberto

O diâmetro do HD 21749b é três vezes o tamanho do nosso planeta, e 23 vezes em massa. Trata-se, portanto, de um planeta de tamanho médio, na fronteira entre planetas similares à Terra e outros maiores, normalmente gasosos, como Netuno. A temperatura por lá também não é extrema: com uma média de cerca de 150º C, apesar de ser um planeta quente para os padrões humanos, trata-se de uma temperatura relativamente baixa, em comparação – nenhum outro planeta do sistema solar possui tal temperatura equilibrada.

Representação da sonda Tess, que descobriu o planeta HD 21749b

Outra característica singular é a proximidade com a Terra: HD 21749b está a “somente” 53 anos-luz daqui. Essas condições de semelhança podem ser determinantes para que ele se torne um material fundamental de estudo – como um planeta potencialmente gêmeo da Terra. Examinar o HD 21749b pode ser um passo inédito no estudo de planetas que possam suportar a vida humana, e das condições que tornam outros locais inóspitos e inabitáveis. O planeta foi encontrado pela sonda Tess.

A sonda Tess

Publicidade

© fotos: divulgação/NASA


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Um dos maiores animais voadores da pré-história é descoberto no Canadá