Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mais perversa e absurda do que tornar uma praia um espaço privado, somente a hipótese de se vender a praia – e é isso que está acontecendo com Taquarinhas, a última praia intocada do Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O lance inicial do leilão pelos seis lotes da orla de Taquarinhas é de R$ 230 milhões, a serem pagos para a Caixa Econômica Federal, atual “proprietária” do local.
A praia foi à leilão público após ter sido entregue à Caixa Econômica como garantia por um empréstimo por uma construtora paranaense, que iria construir um resort na região, mas não conseguiu autorização. Taquarinha é uma área de preservação permanente, portanto a construção ali não é simples – o prefeito chegou a enviar um ofício à Caixa, propondo transformar o local em um parque ambiental.
O Balneário já vem sendo deformado com a construção de diversos arranha-céus à beira da areia, para venda de apartamentos para veranistas, provocando imensas sombras sobre a praia, acabando com a paisagem e criando corredores de vento entre prédios em ruas estreitas.
A zona de sombra nas praias de Camboriú
A venda da praia de Taquarinha será, portanto, mais um forte golpe contra o meio-ambiente na região, privatizando e provavelmente construindo sobre o último oásis intocado no litoral catarinense. Na Assembleia Legislativa projetos para proteger a praia seguem correndo, mas o leilão seguia marcado para a próxima segunda-feira, dia 18.
EDIT: Na sexta-feira, dia 15, às vésperas do evento, a Caixa Econômica Federal confirmou a suspensão do leilão. Os motivos para o cancelamento ainda não foram divulgados.
Publicidade
Desde que realmente derrotou seu grande inimigo, Lord Voldemort, ou Tom Riddle se preferirem, Harry Potter vem levando...
193 países membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aderiram ao...
Economizar o dinheiro que se ganha é uma tarefa das mais árduas, mas que pode fazer a diferença em praticamente...
O escritório italiana Stefano Boeri Architetti está projetando um prédio em Paris chamado Forêt Blanche ("Floresta...
Se as populações indígenas são as mais imediatamente afetadas pelos impactos ambientais, é coerente e necessário...
Uma nova fase se inicia para nós e para os nossos leitores. Já que o lema é “Inovação e Criatividade para...
Os hábitos e o estilo de vida humanos ameaçam direta e intensamente de tal forma a vida selvagem e os ecossistemas do...
Uma orquestra tocando em harmonia, com dezenas de músicos soando em precisão, ritmo e melodia é um verdadeiro...
As escolas devem não só preparar as crianças para o vestibular ou o mercado de trabalho, mas também para a vida –...