Futuro

Última praia intocada de Balneário Camboriú será leiloada na segunda-feira

Redação Hypeness - 14/03/2019 | Atualizada em - 15/03/2019

Mais perversa e absurda do que tornar uma praia um espaço privado, somente a hipótese de se vender a praia – e é isso que está acontecendo com Taquarinhas, a última praia intocada do Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O lance inicial do leilão pelos seis lotes da orla de Taquarinhas é de R$ 230 milhões, a serem pagos para a Caixa Econômica Federal, atual “proprietária” do local.

A praia foi à leilão público após ter sido entregue à Caixa Econômica como garantia por um empréstimo por uma construtora paranaense, que iria construir um resort na região, mas não conseguiu autorização. Taquarinha é uma área de preservação permanente, portanto a construção ali não é simples – o prefeito chegou a enviar um ofício à Caixa, propondo transformar o local em um parque ambiental.

O Balneário já vem sendo deformado com a construção de diversos arranha-céus à beira da areia, para venda de apartamentos para veranistas, provocando imensas sombras sobre a praia, acabando com a paisagem e criando corredores de vento entre prédios em ruas estreitas.

A zona de sombra nas praias de Camboriú

A venda da praia de Taquarinha será, portanto, mais um forte golpe contra o meio-ambiente na região, privatizando e provavelmente construindo sobre o último oásis intocado no litoral catarinense. Na Assembleia Legislativa projetos para proteger a praia seguem correndo, mas o leilão seguia marcado para a próxima segunda-feira, dia 18.

EDIT: Na sexta-feira, dia 15, às vésperas do evento, a Caixa Econômica Federal confirmou a suspensão do leilão. Os motivos para o cancelamento ainda não foram divulgados.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Número de empresas a adotar o home office integral após a pandemia deve triplicar, revela estudo