Tecnologia

Um mundo com mais idosos vai demandar robôs mais engenhosos

por: Redação Hypeness

Enquanto as previsões mais alarmantes sugerem que os robôs irão cada vez mais substituir a mão-de-obra humana e “roubar” empregos, uma série de pesquisas que comparam o investimento em robótica com a idade média dos habitantes de um país sugere que a relação entre as populações mais envelhecidas e os robôs pode ser outra – uma relação positiva de ajuda. As pesquisas confirmam que, enquanto países mais jovens investem menos em robôs por não “precisarem” tanto de tal mão-de-obra mecânica, os países com população mais velha são os que investem mais.

Tal resultado é natural, afinal é preciso substituir os empregados quando estes se aposentam. É justo nesse momento, porém, que outro mercado de automação se apresenta: o de robôs que podem auxiliar os mais velhos com medicamentos, cuidados ou tarefas domésticas.

Exemplos de robótica auxiliando idosos

É por isso que as pesquisas indicam conexão direta entre países mais velhos – que, é verdade, também costumam ser mais ricos – e o investimento em robôs. A China, maior mercado de robôs do mundo, possui hoje e em previsão até 2040 uma população em idade de trabalho de somente 13%.

Se hoje, portanto, a utilização de automação robótica é essencialmente industrial, as mudanças demográficas previstas sugerem que o tipo de robô mais procurado irá também mudar. A expectativa é que os ditos robôs “de serviço” cresçam muito no mercado, com tecnologias para auxílio médico, alimentar, na arrumação de locais, e exoesqueletos que ajudam a se locomover e levantar objetos pesados. A robótica poderá auxiliar radicalmente no envelhecimento de populações, permitindo assim que os mais velhos possam viver mais e melhor sem dependerem de ajuda.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasileira cria aplicativo para bloquear celular da filha