Debate

Um tênis Vans cai sempre com os cadarços para cima? Internet faz o teste

07 • 03 • 2019 às 11:04 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quem crê que deixar os sapatos de cabeça para baixo é um sinal de azar pode ter encontrado uma solução muito mais eficaz do que qualquer amuleto ou do que passar a vida atento revirando os calçados: um novo desafio viralizado pela internet sugere que os tênis da marca Vans, como num passe de mágica, sempre caem de cabeça pra cima. Como não poderia deixar de ser, centenas de vídeos foram postados “comprovando” a tese.

O real nascimento de tais manias virtuais é sempre um mistério, maior do que o próprio tema do desafio, mas ao que tudo indica o usuário @ibelievethehype foi quem começou o teste, com a pergunta direta: você sabia que não importa como você jogar seus Vans, eles vão sempre cair para cima?

A faísca rapidamente incendiou a internet, e os outros vídeos começaram a pipocar – a vasta maioria comprovando a tese maluca. Seriam os Vans como gatos, que sempre caem de pé?

Por uma rápida pesquisa através dos vídeos, a teoria não se revela infalível, mas de fato aponta uma tendência bastante frequente: apesar de algumas pessoas provarem não se tratar de uma regra absoluta, a maioria dos testes realmente teve como resultado diversos pares de tênis caindo com o cadarço para cima.

Há de haver uma explicação física, é claro, que exige uma pesquisa científica mais ampla – como a que comprovou que, de 10 mil torradas atiradas ao chão, 62% de fato caíram com a manteiga para o lado de baixo.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Canais Especiais Hypeness