Sustentabilidade

App brasileiro que conecta catadores a quem quer reciclar concorre a prêmio global; ajude

por: Mari Dutra

Brasileiríssimo, o Cataki funciona como um Uber da reciclagem. A iniciativa une pessoas e empresas que querem doar materiais recicláveis a catadores de lixo. Depois de conquistar um prêmio da Unesco, a tecnologia agora concorre à premiação Chivas Venture.

Estima-se que 600 mil pessoas trabalhem como catadores de recicláveis no Brasil. Sozinhos, eles são responsáveis por quase 90% da reciclagem no país, de acordo com dados do Ipea. A proposta do Cataki é justamente facilitar o trabalho destes profissionais e, consequentemente, melhorar os índices de reaproveitamento de materiais.

O aplicativo concorre com mais 20 empreendedores sociais ao prêmio de US$ 1 milhão do Chivas Venture. Dentro dessa quantia, US$ 100 mil serão distribuídos às iniciativas mais votadas pelo público. Ou seja: votando, você contribui para que essa grana seja investida diretamente no projeto.

Os fundos serão usados para criar uma nova versão para o aplicativo, que permita coletar e medir dados relativos ao impacto ambiental e social da reciclagem, além de incluir elementos de gamificação na plataforma. Com as melhorias, a expectativa é que o projeto possa conectar 1 milhão de pessoas ao redor do mundo.

Um catador pode coletar e reciclar pelo menos uma tonelada de papel por dia, salvando 22 árvores, economizando energia e reduzindo a poluição atmosférica. Bora ajudar eles a fazer um trabalho cada vez melhor? Deixa logo seu voto aqui: a votação encerra amanhã!

Leia também: Pimp my carroça – Ação tuna carroças para valorizar os catadores de lixo

Publicidade

Fotos: Divulgação


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pegada de carbono do mundo dos esportes pode ser comparada a de um país inteiro