Ciência

Arqueólogos descobrem túmulo egípcio de 4 mil anos que parece recém pintado

Gabriela Glette - 23/04/2019 | Atualizada em - 24/04/2019

Todo mundo já sabe das proezas arquitetônicas e artísticas dos antigos egípcios e, isso diz respeito não apenas à criação das incríveis obras, mas sobretudo à preservação das mesmas, que sobrevivem a alguns milênios. Na semana passada, o Ministério de Antiguidades do Egito revelou uma tumba tão preservada, com relevos e cores ainda tão vivas, que parece recém pintada. Porém, pasmem: esta fantástica obra de arte foi pintada há mais de 4 mil anos!

túmulo egipcio recém pintado 1

Aparentemente o túmulo pertence a um oficial chamado Khuwy – nobre da Quinta Dinastia, período que abrangeu o século 25 a 24 aC. Para inaugurar esta mais “nova” tumba, o ministro al-Enani convidou 52 embaixadores estrangeiros, adidos culturais e a famosa atriz egípcia Yosra, para, assim como nós, se impressionarem com as vívidas representações.

túmulo egipcio recém pintado 2

Localizado na necrópole de Saqqara, localizada no sul do Cairo, este túmulo é tão grandioso que possui até um túnel de entrada, geralmente apenas encontrado nas pirâmides. Os tons bem preservados são cores associadas à realeza, que, juntamente com as características estruturais únicas, levaram os arqueólogos a acreditar que talvez Khuwy tivesse um relacionamento com Djedkare Isesi – o faraó daquele período, cuja pirâmide está localizada nas proximidade.

túmulo egipcio recém pintado 3

túmulo egipcio recém pintado 4

túmulo egipcio recém pintado 5

Publicidade

Fotos: AFP


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
NASA está construindo um telescópio caçador de asteróides para identificar corpos perigosos