Henk Hanskamp desenvolveu o conceito de um banheiro capaz de coletar parte da urina produzida pelos animais. Segundo ele, é possível ensinar as vacas a usar a tecnologia, que evitaria parte da poluição por amônia. Para se ter uma ideia, uma vaca comum faz de 15 a 20 litros de xixi por dia.
O mecanismo funciona estimulando um nervo localizado entre a vulva e o úbere dos animais. Com o estímulo, elas sentem um impulso de fazer xixi e o líquido cai diretamente em um balde específico para este fim. A engenhoca está sendo testada em uma fazenda em Doetinchem, na Holanda, onde 7 das 58 vacas do local já aprenderam a usá-lo.
De acordo com um vídeo explicativo divulgado pelo inventor, as emissões de amônia só ocorrem quando a urina e o estrume entram em contato. Dessa forma, coletar o pipi de vaca poderia neutralizar o problema. Além disso, outra iniciativa ligada ao projeto tem testado utilizar a urina como fertilizante.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.