Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você já deve saber que a alimentação vegana é a melhor forma de diminuir seu impacto sobre a Terra. O consumo de carnes e laticínios é responsável por 60% dos gases do efeito estufa produzidos no agronegócio. Buscando amenizar esses números, um inventor holandês criou um “banheiro para vacas“.
Henk Hanskamp desenvolveu o conceito de um banheiro capaz de coletar parte da urina produzida pelos animais. Segundo ele, é possível ensinar as vacas a usar a tecnologia, que evitaria parte da poluição por amônia. Para se ter uma ideia, uma vaca comum faz de 15 a 20 litros de xixi por dia.
O mecanismo funciona estimulando um nervo localizado entre a vulva e o úbere dos animais. Com o estímulo, elas sentem um impulso de fazer xixi e o líquido cai diretamente em um balde específico para este fim. A engenhoca está sendo testada em uma fazenda em Doetinchem, na Holanda, onde 7 das 58 vacas do local já aprenderam a usá-lo.
De acordo com um vídeo explicativo divulgado pelo inventor, as emissões de amônia só ocorrem quando a urina e o estrume entram em contato. Dessa forma, coletar o pipi de vaca poderia neutralizar o problema. Além disso, outra iniciativa ligada ao projeto tem testado utilizar a urina como fertilizante.
Curioso? Espia só como funciona o aparelho.
Leia também: Cidade paranaense aprova projeto para que 100% de sua energia venha de fezes animais
Publicidade