Sustentabilidade

BirthStrikers, o grupo que se recusa a ter filhos frente o aquecimento global

por: Vitor Paiva

É fundamental que olhemos para os problemas ambientais ocorrendo por efeito da ação humana com a dimensão apocalíptica que eles e a ciência de fato sugerem para nosso futuro. Recentemente a congressista estadunidense Alexandria Ocasio-Cortez levantou a questão sobre o quão irresponsável não seria continuarmos a ter filhos diante do sombrio cenário catastrófico que se anuncia para o planeta. Pois um grupo fundado na Inglaterra responde ao questionamento de Alexandria Ocasio-Cortez de forma clara e contundente: para eles, ninguém deveria mais procriar.

“Pergunte-me sobre Greve de Nascimento”, diz o cartaz da manifestante

Formado por cerca de 200 membros, o BirthStrike (Greve de Nascimentos, em tradução livre) foi fundado pela cantora britânica Blythe Pepino, e não visa resolver o problema do aquecimento global através da greve, mas sim através do movimento espalhar a realidade e as informações sobre a crise ambiental atual. O propósito é comunicar a gravidade do efeito humano sobre o meio-ambiente, desencorajando as pessoas a terem filhos por completo.

A cantora Blythe Pepino, líder do movimento

O questionamento de Ocasio-Cortez veio junto com um protesto realizado no mês passado por crianças e adolescentes em 112 países contra a falta de ações governamentais mais eficazes para reduzir ou resolver a questão ambiental. A congressista dos EUA vem sugerindo um Green New Deal, projeto de transformação da política e do mercado norte-americano para criar empregos e reaquecer a economia através de uma guinada verde em todas as áreas do país.

A congressista Alexandria Ocasio-Cortez

Trata-se de um interessante modelo que, diante da gravidade da questão, se afirma como o mínimo para que possamos salvar literalmente tudo que temos – ou o próprio planeta em que vivemos, e onde viverão (ou viveriam) nossos filhos e netos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Análises indicam alta concentração de partículas de queimada em chuva que caiu em SP