Inspiração

Brasileiro que chegou recolher papelão cursa doutorado em filosofia no Chile

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Na família do jovem Jefferson Dionísio ninguém havia cursado uma faculdade, e até chegar sua vez e ele finalmente adentrar uma universidade sua história foi toda feita de superação. Tendo estudado a vida toda em escolas públicas e trabalhando desde a adolescência na periferia de São Vicente, litoral de São Paulo, após conseguir uma vaga em uma faculdade de Filosofia em Santos, sua luta se intensificou para conseguir pagar os custos do curso. Quando conquistou uma bolsa, suas dívidas por mensalidades anteriores já alcançavam a casa dos 5 mil reais, e todo seu salário ia para pagar as novas mensalidades que não paravam de chegar.

O jovem Jefferson Dionísio

Jefferson chegou a largar o curso, mas retornou em 2015, quando foi contemplado com uma bolsa do ProUni. As dívidas anteriores, no entanto, se acumulavam, e o jovem chegou a catar papelão para amenizar sua situação. Foi quando um amigo viu sua situação, se reuniu com outros amigos, até vaquinhas foram realizadas, para que a dívida fosse enfim superada.

Jefferson entre seus pais no dia de sua formatura

Na época em que se formou e começou a dar aulas em escolas públicas, seu destaque como bom estudante fez com que os professores o sugerissem tentar uma bolsa de mestrado em outro país.

Foi quando Jefferson viajou de ônibus até o Chile, a fim de visitar universidades e tentar uma vaga para cursar mestrado e doutorado. No final do ano passado veio a grande notícia: ele havia sido aprovado em terceiro lugar diretamente para o doutorado – saltando o mestrado.

Jefferson com a carta de admissão da universidade chilena

Aos 24 anos, Jefferson agora está morando no Chile e cursando doutorado em filosofia na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, onde estudará até 2023. O doutorando que um dia catou papelão para pagar seus estudos ainda não sabe se voltará ao Brasil ou seguirá fora do país, encaminhando sua brilhante carreira acadêmica.

Publicidade Anuncie

© fotos: arquivo pessoal


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após Anitta, agora é a sertaneja Maraísa quem adota o veganismo