Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Junto das 228 mortes confirmadas por conta do rompimento da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, o crime ambiental cometido pela Vale fez mais uma outra vítima: o Rio Paraopeba. Segundo análise da Fundação SOS Mata Atlântica, o trecho do rio que corta Pará de Minas está morto – não há mais vida aquática e o estado é irreversível. A análise afirma que somente bactérias que não precisam da luz do sol nem de oxigênio são hoje capazes de sobreviver no Paraopeba.
O índice de turbidez no rio é hoje 6,83 vezes maior do que limite permitido por lei. A água estando turva faz com que haja dificuldade de um feixe de luz atravessar a água, isso prejudica a fotossíntese e resulta em um aumento de calor. Então, a vida aquática é prejudicada e a vida acaba não conseguindo seguir”, explica Ana Paula Fracalanza, professora de gestão ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. É a turbidez do rio que também torna insuficiente a taxa de oxigênio na água – e mesmo que o rio volte a ter vida em algum momento futuro, ele não estará liberado para abastecimento público.
A questão é que a purificação simples da água não é suficiente para conter metais como chumbo, mercúrio, ferro, cobre, maganês e cromo, extremamente prejudiciais à saúde. Para além das ínfimas indenizações às vítimas, a Vale se comprometeu ao pagamento e execução de uma nova adutora, para capturar água do Pará e amenizar a questão do abastecimento em Pará de Minas. Enquanto tal obra não é concluída, a construtora irá perfurar poços artesianos para esse abastecimento – mas mesmo essas medidas podem provocar impactos ambientais ainda não calculados.
Publicidade
Um vírus com taxa de mortalidade de até 75% colocou em alerta o estado de Kerala, no Sul da Índia. A morte por...
A cada dia, uma nova planta ou animal entra para a lista de espécies em extinção. E isto é grave, pois estamos...
Desde os inúmeros frascos até os químicos usados na composição dos produtos, a indústria da beleza vem...
Estudantes de arquitetura da Universidade do Kansas - Estados Unidos, acabaram de entregar um projeto inovador de casas...
Muitas vezes, não nos damos conta do quanto é valioso ter um prato de comida na mesa. Na região central de São...
Depois de 16 anos atuando como média pediatra em Botucatu, Ana Paula Aguiar Ferraudo percebeu que havia uma coisa...
O usuário do Reddit locolukas mostrou para todo mundo que ter uma horta em casa pode ser mais simples do que parece....
Um casal de gorilas machos chocou os visitantes do zoológico do Bronx, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os primatas...
Tem dias em que dá vontade de largar tudo para o alto e viver no meio da floresta, né não? Se o "meio da...