Arte

Capa de disco clássico do Soundgarden conseguiu ‘prever’ foto do buraco negro

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Um dos discos que melhor representam o que foi o rock dos anos 1990, em especial o movimento conhecido como “grunge”, oriundo da cidade de Seattle, nos EUA, “Superunknown”, da banda Soundgarden, completou recentemente 25 anos. Lançado em março de 1994, o disco traz o maior sucesso da carreira da banda, o hit Black Hole Sun (que, em português, quer dizer “sol do buraco negro”, em tradução livre). Essa efeméride histórica para o universo do rock, quem diria, acabou se encontrando com um evento sem precedentes para literalmente todo o universo: a primeira foto tirada de um buraco negro.

A primeira foto tirada de um buraco negro

A imagem, disponibilizada na última semana, mostra um buraco negro 3 milhões de vezes maior do que a Terra – que, na foto, aparece como um brilhante círculo laranja que, apesar de desfocado, apresenta coloração intensa. Curiosamente, a primeira foto de um buraco negro se assemelha com a capa do disco em que o Soundgarden canta o sol do buraco negro que viria para “levar embora a chuva”. Na capa de “Superunknown”, Chris Cornell aparece em foto distorcida em um tom alaranjado praticamente idêntico à coloração do buraco negro fotografado.

Capa do disco Superunknown

Diante da coincidência, os fãs da banda foram ao trabalho – e criaram uma petição para que o buraco negro fosse nomeado em homenagem a Chris Cornell, vocalista da banda, falecido em maio de 2017 aos 52 anos. A petição até o fechamento dessa matéria já se aproximava das 50 mil assinaturas, mas a NASA decidiu ir por outro caminho: o buraco negro foi nomeado como Powehi, nome de origem havaiana que quer dizer “bela fonte escura de criação interminável”.

O vocalista Chris Cornell, morto em 2017

Publicidade Anuncie

© fotos: Divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fãs deram nome de Daenerys e Khaleesi às filhas. Agora estão p*tos com ‘Game Of Thrones’