Debate

Casal pode ser condenado à morte por construir uma casa no mar

por: Redação Hypeness

O americano Chad Elwartowski e sua namorada, a tailandesa  Supranee Thepdet, estão sob risco de prisão perpétua ou até mesmo pena de morte. O casal morava em uma estrutura de metal no meio do mar. As autoridades da Tailândia os acusam de ter construído a casa em suas águas, o que, de acordo com a Marinha tailandesa, ameaça a segurança nacional.

Quando a estrutura foi descoberta, eles não estavam na habitação e desde então vivem escondidos. A casa que ambos ocupavam desde fevereiro tem 20 metros quadrados e foi erguida a cerca de 19 quilômetros da costa de Phuket, uma ilha tailandesa.

O casal é entusiasta da construção de habitações em águas internacionais

Para Elwartowski, a distância da costa determina que a casa está fora da jurisdição da Tailândia. A Marinha tailandesa, no entanto, discorda, argumentando que a construção do imóvel se deu sem a devida permissão. O coronel da polícia, Nikorn Somsuk, disse à agência AFP que a Marinha se reunirá com as autoridades locais “para analisar que medidas vai tomar“.

O casal faz parte de um movimento chamado “seasteading”, que promove a construção de habitações em águas internacionais, de forma que os habitantes não estejam sujeitos às leis de nenhum país. Os dois também fazem parte do grupo Ocean Builders, uma comunidade de empresários que financia esse tipo de moradia. A organização afirma, inclusive, que o casal não é responsável pela construção da casa, eram apenas inquilinos: “Eles passaram algumas semanas na casa flutuante e documentaram sua aventura. Eles não estiveram envolvidos no projeto, de maneira nenhuma.

Segundo declarações de Elwartowski à AFP, ele e a namorada estão escondidos “em um lugar bastante seguro” até que a situação esteja esclarecida.

Não existem dados sobre quantas construções em águas internacionais existem. Elas chamadas micronações, estados autodeclarados e sem reconhecimento de qualquer governo. A mais famosa é Sealand, localizada a menos de 10 quilômetros da costa de Suffolk, um condado no leste da Inglaterra. Eles possuem bandeira, moeda e por que não?! um time de futebol próprio.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após anunciar busca por match perfeito, Ministra Damares diz que ‘ainda’ não está no Tinder