Cientistas suíços manipulam a água e impedem que ela congele

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

A ciência costuma trabalhar para explicar e comprovar as leis que regem o planeta e o universo – mas eventualmente ela também se insurge para contrariar máximas que desde sempre pareceram universais e inquestionáveis. Uma dessas “regras” era de que a água necessariamente congela quando alcança 0ºC ou menos – e o processo de encher uma forma de gelo, colocá-la no freezer e esperar comprova tal lei. Mas nem sempre – pelo menos é o que comprovou um grupo de cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, junto de pesquisadores da Universidade de Zurique.

O experimento dos pesquisadores anunciou a criação de uma água que não congela – nem mesmo quando se aproxima das condições térmicas mais frias possíveis. A água foi submetida no experimento a uma temperatura de -263º C, somente 10º acima do 0 na escala Kelvin, conhecido como zero absoluto, e permaneceu líquida. Não foi, no entanto, mágica – os pesquisadores alteraram em nível molecular o H2O que forma a água, impedindo que as moléculas se organizem de forma tridimensional, e se transforme em gelo.

Os cientistas, para tal, criaram uma nova forma de lipídio (ou gordura), oferecendo assim um tecido biológico que permanece entre o sólido e o líquido. Assim, os lipídios formam membranas em diâmetros microscópicos, como tubinhos biológicos que não congelam e não oferecem espaço para que a água se transforme em gelo. O resultado do experimento foi publicado no periódico Nature Nanotechnology, e mira facilitar o estudo do comportamento de estruturas moleculares em baixas temperaturas. Sendo a água e os lipídios dois dos mais importantes componentes do planeta, o estudo contraria uma regra máxima para compreender de forma ainda mais profunda as bases essenciais da vida.

Publicidade Anuncie