Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O 47° São Paulo Fashion Week (SPFW) aconteceu no último fim de semana. No evento, o estilista Ronaldo Fraga apresentou duas peças com a imagem de Marielle Franco: um sapato, com o rosto da vereadora com um alvo na testa, e uma camisa com círculos vermelhos, que representavam tiros. O conceito, segundo o estilista, era imaginar o que Cândido Portinari faria se os painéis ‘Guerra e Paz’ fossem pintados nos dias de hoje. A alusão a Marielle, vereadora assassinada no ano passado, foi feita na intenção protestar contra a morte de negros no Brasil.
A homenagem, no entanto, gerou debate nas redes. A discussão se dividiu entre quem compreendia a intenção das peças e defendia a moda enquanto instrumento de protesto e, por outro lado, quem julgava as peças como um desrespeito à família e à imagem da ex-vereadora.
Peças foram interpretadas como um desrespeito à memória de Marielle Franco
De acordo com a Marie Claire, com a repercussão negativa, o estilista entrou em contato com Anielle Franco, irmã de Marielle. Para o Ronaldo, a conversa “Foi uma ótima acolhida, estamos no mesmo barco, na mesma luta. Estamos defendendo e lutando pelas mesmas causas”.
Segundo ele, o país não está habituado ao uso político da moda. “Obviamente eu entendo quando as pessoas se sentiram agredidas. Não existe no Brasil o costume de ver a moda como vetor político. Me surpreendeu toda a história porque foi fogo amigo, veio justamente de grupos com os quais eu compactuo“, explicou.
Anielle se manifestou pelo Instagram, expressando o incômodo de ter a imagem da irmã usada mais uma vez sem o consentimento da família, embora entenda que sua irmã representa uma luta muito grande para o Brasil. “Eu entendo que ela é gigante e sempre será. Mas as pessoas precisam entender que a morte da Mari vai muito além de ideologia política e que por trás dessa morte existe uma FAMÍLIA DESPEDAÇADA que ainda hoje sofre com essa violência. Essa guerra de valores que estamos vivendo tem lado, e quase sempre o lado esquecido, é o lado do negro, pobre, homo, trans e etc! Isso sim me incomoda mais do que qualquer outra coisa. E com toda essa indignação, eu não medi esforços para postar, falar, fazer stories e comentar sobre esse caso“, desabafou.
A irmã da vereadora também explicou que na conversa com Ronaldo, ele deixou claro que as peças não serão comercializadas, mas entregues a seus pais.
Nas redes sociais, porém, a discussão se aprofundou muito mais. Através do Instagram, Stephanie Ribeiro, colunista da Marie Claire Brasil, afirmou que não viu sentido na homenagem e que, se o objetivo era político, havia outras medidas mais efetivas que poderiam ser tomadas. “Acho que é possível denunciar o racismo estrutural, a violência e repudiar esse assassinato que marcou todos nós, de uma forma que não seja essa. Muitas marcas estão no @spfw trazendo profissionais negros, seja nas equipes de produção, beleza, etc… seja entre modelos que deixaram de ser apenas um na passarela e passaram a ter presença mais significativa”, contestou.
Publicidade
MC Gui não sai dos assuntos mais comentados das redes sociais desde a divulgação de um vídeo dele praticando...
'A Fazenda' mal estreou e já virou assunto nas redes sociais. Os comentários negativos ao reality show da Record TV...
Ainda que a homofobia esteja em toda parte, muitas vezes o efeito mais devastador sobre um jovem pode surgir da onde...
Ser mãe solo é uma dificuldade por si só. Para a australiana Sarah Mills o caminho é ainda mais longo: ela é mãe...
Mães e pais que criam seus filhos sozinhos poderão se aposentar mais cedo. A concessão do direito está em estudo...
Pode-se dizer que Neymar é o grande nome da Copa do Mundo. Se dentro do campo o jogador da seleção brasileira ainda...
Nessa sexta-feira (30), estreia na AppleTV a entrevista que a apresentadora e atriz estadunidense Oprah Winfrey fez com...
Apesar das tentativas do premiê russo Vladimir Putin de passar uma imagem, digamos, mais amena ao resto do mundo, a...
Wesley Safadão usou as redes sociais nesta segunda-feira (26) para defender o amigo, o pastor André Vitor, de...