Sustentabilidade

Derretimento de gelo no Everest revela dezenas de mortos

por: Gabriela Glette

Sonho de 9 entre 10 alpinistas, o Everest habita o imaginário de muita gente que passa a vida inteira lutando para conseguir escalar a montanha mais alta do mundo. Estima-se que mais de 5000 pessoas já tenham conseguido chegar ao topo, porém outras centenas acabaram se perdendo no meio do caminho, ficando soterradas na espessa camada de gelo, que começou a derreter com o aquecimento global. E o fenômeno tem revelado dezenas de corpos que nunca foram encontrados.

derretimento gelo everest 1

Dados mostram que cerca de 200 pessoas que tentaram escalar a montanha de mais de 8 mil metros, ainda estão desaparecidas por lá. Muitos destes corpos estão lá há mais de 50 anos, mas estão aparecendo agora. Entretanto, retirá-los de lá é muito mais complexo do que parece – pelo altíssimo custo (cerca de 70 mil dólares), mas também por tensões políticas, já que ele fica entre o Nepal e o Tibete, uma província da China que afirma ser um estado independente.

derretimento gelo everest 2

Um estudo de 2015 revelou que as geleiras do Everest estavam derretendo tão rapidamente que, entre 70% e 99% delas podem desaparecer até o final deste século. Até lá os órgãos responsáveis terão de elaborar políticas para lidar com esta situação, que divide opiniões. Enquanto a Associação de Alpinistas do Nepal diz que o mais respeitoso é deixar as pessoas exatamente onde elas faleceram, familiares e órgãos governamentais preferem retirá-los, apesar do imenso desafio. Enquanto isso algumas pessoas insistem em dizer que não existe aquecimento global!

derretimento gelo everest 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Balada vegana em BH tem DJ, pista de dança, petiscos e bebidas cruelty free