Ciência

Desejar o bem para os outros alivia sintomas de ansiedade, aponta estudo

por: Gabriela Glette

São inúmeros os motivos que têm deixado a nossa sociedade cada vez mais ansiosa. Dormimos mal e estamos desenvolvendo cada vez mais distúrbios psicológicos, a grande maioria causada pelo estresse, excesso de trabalho e informação. Desacelerar é essencial, porém estudos mostram que só de desejar o bem à outras pessoas, conseguimos aliviar os sintomas de ansiedade, segundo pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos.

desejar o bem 1

Durante a pesquisa, cientistas pediram para que participantes caminhassem por 12 minutos e focassem em determinados pensamentos ao encontrar outras pessoas. Divididos em 4 grupos, sendo que cada grupo deveria focar em uma emoção diferente, o intuito era perceber quais as emoções estavam sendo geradas neles mesmos, quando observavam desconhecidos na rua.

desejar o bem 2

O primeiro grupo devia desejar felicidade; o segundo na conexão que eles possuem com o outro; o terceiro apenas em si mesmos, colocando o próximo em um patamar inferior durante a troca de olhares e, finalmente, o quarto grupo de pessoas estava lá apenas para focar no aspecto visual dos transeuntes, como por exemplo, qual roupa eles estavam usando. Antes e depois do experimento, os pesquisadores fizeram entrevistas com cada participante para medir níveis de ansiedade e estresse.

desejar o bem 3

Como era de se esperar, quem focava em seu próprio universo e olhava para o outro de maneira egoísta, manteve os mesmos níveis de estresse e ansiedade, enquanto que o grupo que desejou o bem sem julgar, se sentiu mais feliz e calmo. A empatia pode transformar a vida das pessoas e não é preciso tanto para isso. É preciso cuidar de nossos pensamentos, pois eles mudam, sim, nosso estado de espírito. Além do mais, desejar o bem é de graça!

Publicidade

Fotos: Reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo com 30 anos e 12 mil participantes diz que dieta vegana faz muito bem ao coração