Há poucas décadas, o design dos móveis, eletrodomésticos e objetos para casa eram pensados de forma a facilitar nossas vidas, porém sem absolutamente nenhuma consciência ambiental. Hoje, com os efeitos dramáticos do aquecimento global, as coisas felizmente estão mudando e um dos valores mais valorizados pelos consumidores é a sustentabilidade. O escorredor de pratos Fluidity resume muito bem esta característica, já que através de um design simples e inovador ele cria um verdadeiro ecossistema.

A verdade é que escorredor de pratos sempre foi um problema na cozinha. Ou ele funciona, mas deixa a pia inteira molhada; ou, vai criando fungos conforme a umidade toma conta. Quem diria que a solução seria algo tão simples? Com vasos embutidos, o fluidity permite cultivar ervas frescas ou qualquer planta pequena, aproveitando a água que escorre das louças.

Graças a um design muito bem pensado, a água residual é direcionada para as seções onde são colocados os recipientes das plantas, todos perfurados no fundo para a passagem da água. Preenchidos com pellets de argila e fibra de coco, eles não apenas controlam o ambiente aquático da planta, como mantém limpa a base do escorredor.

Desenvolvido pelo estúdio de design Design Libero, baseado em Milão, isto é o que podemos chamar de solução inteligente. Além disto, mesmo quando o espaço da cozinha é limitado, ainda assim podemos ter uma horta. Sustentável, bonito e funcional, por que esta ideia não passa a ser mais amplamente difundida?





