Ciência

Esta garota sofre de uma síndrome raríssima: é impossível pentear o cabelo dela

por: Vitor Paiva

Para quem sofre naqueles dias em que acordamos com os cabelos rebeldes e incontroláveis, é urgente conhecer a história da pequena Wynter Seymour, uma criança inglesa de 7 anos com uma raríssima condição conhecida informalmente como Síndrome do Cabelo Impenteável. Sim, Wynter nasceu com uma mutação genética que torna impossível de pentear seus cabelos – uma síndrome que estima-se que somente 100 pessoas possuem no mundo, mas que curiosamente muitos acreditam ter afetado o físico Albert Einstein.

A pequena Wynter Seymour e seus incríveis cabelos

A pequena nasceu com os cabelos pretos e muito grossos, mas aos poucos os fios foram nascendo loiros e ingovernáveis. Engana-se, porém, quem pensa que Wynter sofre com suas madeixas: depois de tentar muitos tipos diferentes de shampoos e condicionadores – e de ter sua síndrome diagnosticada por médicos – ela hoje é feliz com seu penteado despenteadíssimo, e passa somente óleo de bebê para cuidar dos cabelos.

“Ela recebe muita atenção por causa do cabelo e pessoas perguntam ‘o que há de errado com o cabelo dela’, mas a Wynter não se incomoda. Ela já aceitou o cabelo e acho que ela gosta da atenção”, disse Charlotte, mãe da menina. “Ela é muito confiante. Ela é a criança mais engraçada que eu já conheci, uma figurinha. Ela é uma dessas crianças, sabe? Se isso fosse acontecer com alguém, tinha que ser com a Wynter”, seguiu.

A família reunida

Segundo a mãe, é de fato impossível passar um pente pelos fios de Wynter. “Para arrumá-la para a escola, eu apenas prendo tudo em um coque para que ele fique fora do caminho dela. Ela parece um pouco um boneco troll quando está com um rabo de cavalo”, comenta Charlotte. “Mas fazer qualquer coisa além disso não vale a pena, é muito dolorido para ela”. Wynter possui duas irmãs, mas nenhuma com os cabelos como os seus – e, segundo a mãe, hoje a condição é motivo de gargalhadas em casa.

Seus cabelos levaram Wynter à TV

Publicidade

© fotos: arquivo pessoal/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Saiba porque você nunca deve lavar uma panela quente na água fria