Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Novo México baniu oficialmente o ‘Dia de Cristóvão Colombo’. A partir de agora, o estado norte-americano vai celebrar o ‘Dia os Indígenas’.
A decisão foi oficializada pela governadora Michelle Lujan Grisham. A democrata se disse “orgulhosa” de substituir o antigo feriado em homenagem ao explorador italiano.
– A colonização europeia matou tantos indígenas que mudou a temperatura da Terra
“Esse novo feriado marca a celebração das 23 nações indígenas do Novo México e o reconhecimento do espaço de honra ocupado por nossos cidadãos nativos. Enaltecer o Dia dos Indígenas envia uma mensagem importante de reconciliação e serve como lembrança do orgulho que temos de nossa história”.
A medida foi aprovada pela câmara do Novo México mês passado e recebeu apoio da Câmara dos Representantes. A população do estado é formada por cerca de 10.3% de indígenas, de acordo com censos dos Estados Unidos.
– ‘Para não homenagear genocida’, Los Angeles retira estátua de Cristóvão Colombo
Novo México revendo sua história
O posicionamento segue tendência de outros estados, como Minnesota, Vermont e Oregon, que baniram o feriado em nome de Colombo. Há pouco tempo, Los Angeles removeu uma estátua do navegador exposta há mais de 45 anos em um parque da cidade.
Vereador eleito e membro da Nação Wyandot de índios norte-americanos, Mitch O’Farrell celebra a mudança de pensamento que gerou a remoção da estátua.
– A primeira colônia européia nas Américas foi estabelecida por vikings 500 anos antes de Colombo
“Passo natural nos avanços para eliminar a falsa narrativa de que Colombo descobriu a América. Além disso, o próprio Colombo foi responsável por genocídios e suas ações contribuíram para o maior genocídio jamais registrado. Não é preciso homenagear sua imagem em lugar nenhum”, encerrou.
Los Angeles retirou estátua homenageando Colombo
Aliás, a Nação Wyandot comemorou a postura do Novo México. “Por muitos anos, a população indígena protestou contra o Dia de Colombo, porque a data representa o colonialismo, opressão e a injustiça contra os índios. O Dia dos Indígenas permite que os cidadãos reconheçam a herança rica. Fundamental para o caminho de cura”.
Tido por muitos como o ‘descobridor da América’, Cristóvão Colombo, na verdade, foi responsável por um verdadeiro genocídio. A biografia Colombo – As Quatro Viagens, aponta que o Novo Mundo foi concebido debaixo de mentiras, traições e fraudes.
A biografia escrita por Laurence Bergreen revela que Colombo provocou o suicídio de mais de 50 mil nativos e mortes que podem ultrapassar as 12 milhões de pessoas.
Publicidade
O ano está acabando e, com ele ciclos se fecham. Para a cantora e drag queen Wan Lo, no entanto, este é apenas o...
Uma empresa russa vai garantir bônus na remuneração de funcionárias que aparecerem no trabalho de saia ou vestido e...
Desde que o coronavírus explodiu nos Estados Unidos, muita coisa mudou, menos o fato de que a população negra da...
A internet tem se mostrado fundamental no combate ao racismo, ajudando a expor pensamentos retrógrados e fazendo com...
A cantora Ludmilla utilizou as suas redes sociais para falar um pouco sobre o processo de revelação da sexualidade...
O dia 25 de fevereiro foi marcado por uma escolha histórica na política estadunidense. O presidente Joe Biden nomeou...
A música ‘Quero Ser Feliz Também’ é um dos maiores sucessos do Natiruts. A canção conquistou não só pela...
Se hoje lêssemos a história da freira Joan em um convento na cidade de York, na Inglaterra, em meados do século 14,...
Você leu aqui no Hypeness sobre o caso de racismo em uma agência da Caixa em Salvador. Depois de ter sido expulso com...