Inspiração

Estudantes brasileiros conquistam primeiro lugar em campeonato de robótica nos EUA

por: Vitor Paiva

A verdadeira medida da tragédia que é os cortes de investimento em educação e a aparente guerra que o atual governo federal parece travar contra a ciência e o ensino no Brasil – e, assim, contra o próprio futuro do país – essa medida é mesmo os alunos. Pois, contra todas as previsões, estudantes brasileiros volta e meia dão show em competições internacionais. Recentemente uma estudante gaúcha ganhou o campeonato mundial feminino de matemática, e agora a equipe brasileira ganhou o primeiro lugar em uma categoria no principal campeonato mundial de robótica, nos EUA.

A Equipe Robonáticos #7565, grande vencedora brasileira do torneio

O tornei aconteceu em Houston, no estado do Texas, e o Brasil ficou em primeiro lugar na categorias de design mecânico e em segundo em estratégia e inovação. E mais: das dez equipes brasileiras participando da competição, cinco foram premiadas. Na categoria para iniciantes, duas equipes levaram o prémio máximo para os “rookies” – ambas ligadas ao Sesi/Senai São Paulo. Na categoria para alunos de 9 a 16 anos, uma equipe da escola Sesi de Americana foi reconhecida como tendo o melhor design.

Outras equipes participantes vencedoras no torneio

A equipe Techmaker, do Sesi de Blumenau, em Santa Catarina, recebeu o primeiro lugar na categoria que avalia o cumprimento das metas – como compartilhamento de informações, simpatia e profissionalismo. A equipe do Sesi de Goiânia ainda foi finalista no prêmio motivação. Tais resultados são mais um reluzente exemplo de como é sim possível formar uma geração brilhante com o devido investimento – não só de capital, mas de importância – na educação, na ciência, no conhecimento livre.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Leo Áquilla rasga certidão de nascimento e se emociona: ‘graças à minha luta me tornei Leonora’