Ciência

Estudantes criam algoritmo que prevê próximas mortes em ‘Game Of Thrones’

por: Gabriela Glette

Um sentimento misto e contraditório vem tomando conta dos fãs de “Game of Thrones”: ao mesmo tempo que nós não queremos que a saga termine, estamos mais ansiosos do que nunca para saber quem irá morrer e o grande rei que conquistará o tão disputado trono de ferro. Prova disso é a quantidade de apostas, bolões e até mesmo programas de inteligência artificial que estão sendo envolvidos nesta empreitada, digna de final de Copa do Mundo.

inteligência artificial got 1

Alunos da Universidade Técnica de Munique criaram um algoritmo para analisar probabilidades e prever quais serão os próximos personagens a morrer. Nem é a primeira vez que a ciência tenta prever o que vem por aí na série. Para isso eles extraíram dados de wikis e de GoT para desenvolver um algoritmo que considera fatores como a casa de um personagem, amantes, casamento, títulos e gênero. O programa – apelidado de ‘A Song of Ice and Data’, foi desenvolvido com base em algoritmos de taxa de sobrevivência usados no campo da medicina.

inteligência artificial got 2

Para fãs da House Stark, a má notícia é de que eles têm muito mais probabilidade de morrer do que a House Lannister. Segundo o algoritmo, Daenerys Targaryen, Tyrion Lannister, Varys, Samwell Tarly e Jaime Lannister irão sobreviver; enquanto Bronn, Gregor Clegane, Sansa Stark, Bran Stark e Sandor Clegane estão com os dias contados. Qual é a sua aposta?

inteligência artificial got 3

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O incrível encontro de uma bióloga com uma água-viva gigante